João Cláudio

O Comitê Municipal de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti de Nova Andradina se reuniu no Auditório do Prefeitura na última sexta-feira (31) pela manhã, com a finalidade de discutir diretrizes para prevenção, controle e combate à dengue, Chikungunya e Zica Vírus bem como acompanhar e avaliar as ações já desenvolvidas pelo governo municipal.

João Cláudio

Dados apresentados pelo Centro de Controle de Zoonoses mostram que Nova Andradina tem 34 notificações de dengue (tipo 2) e uma morte de dengue hemorrágica, a versão mais grave da doença.

O levantamento aponta ainda que 94,4% dos focos foram encontrados nas residências e 6,6% em terrenos baldios e se concentram principalmente nos bairros São Vicente, Vila Operária, Horto Florestal, Centro, Vila Beatriz e Guiomar Soares Andrade.

As notificações vêm crescendo desde o início do mês de janeiro. O LIRAa (Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes Aegypti), divulgado pela Sinan online da Secretaria do Estado de Saúde de MS, classifica o município de Nova Andradina com risco médio (1,1%) de surto de doenças transmitidas pelo aedes.

João Cláudio

Diante deste cenário, o Comitê definiu estratégias para conscientizar a população a manter a limpeza dos seus quintais e terrenos baldios. “Vamos intensificar os mutirões e a divulgação nas mídias sociais. A população é nossa principal aliada neste trabalho, nos ajudando com a retirada de materiais que acumulam água na sua residência bem como denunciando locais com possíveis criadouros”, explica o secretário Arion Aislan, que presidiu a reunião.

Com relação aos procedimentos a serem adotados em pacientes como sintomas da doença que procuram atendimento médico nas unidades de saúde e no Hospital Regional, a primeira orientação ministrada pela equipe é para as pessoas evitarem a automedicação. Internamente, também foram definidos protocolos de atendimento e envio das informações aos órgãos competentes.

Atento a evolução da dengue no município, o prefeito Gilberto Garcia afirmou que toda a gestão está engajada nesta batalha, em especial, os setores da saúde, meio ambiente, infraestrutura e a educação, todos representados nesta reunião. A promotoria de justiça, através do promotor Alexandre Rosa Luz e o diretor geral do Hospital Regional, Norberto Fabri, também marcaram presença.

“O momento é de somar esforços com toda a sociedade. Cada cidadão tem que ser um soldado nessa guerra. A equipe de mutirão e os agentes fazem um trabalho valoroso, mas precisamos muito do apoio dos moradores, principalmente daqueles residentes nos bairros mais críticos, para que mantenham seus quintais limpos e que não joguem lixo nas ruas ou em terrenos baldios”, solicitou o prefeito.

Outras reuniões deverão acontecer ao longo do ano com o objetivo de manter a vigilância contra o mosquito aedes aegypti.

Denúncias

Para denunciar locais como terrenos baldios e imóveis abandonados, com possíveis foco. Ligue (67) 3441-1250.