Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade
Cb image default
Divulgação

A campanha Novembro Azul tem como objetivo a discussão temática da saúde integral do homem, abordando principalmente sua prevenção e promoção da saúde, estimulando os homens a cuidarem mais de sua saúde.

Diante do contexto, um novo enfoque vem sendo proposto pelo Ministério da Saúde – por meio da Coordenação Nacional de Saúde do Homem (CNSH) /DAPES/SAS - para o Novembro Azul, abordando a saúde integral do homem em todas as suas especificidades.

A Politica da Saúde do Homem traz 05 eixos prioritários para o desenvolvimento de ações e estratégias para implementação da política, sendo eles:

1. Paternidade e cuidado que objetiva o envolvimento ativo dos homens desde o planejamento reprodutivo, passando por todas as fases da gestação, parto e cuidados com o desenvolvimento do (a) filho (a), destacando a finalidade de trazer saúde, bem-estar e fortalecimento de vínculos saudáveis entre crianças, homens e suas parceiras.

2. Sexualidade responsável e planejamento reprodutivo.

3. Doenças prevalentes na população masculina.

4. Prevenção de violências e acidentes.

5. Acesso e acolhimento.

Para o ano de 2022, a Secretaria Municipal de Saúde realizará diversas ações aos homens na faixa etária dos 20 aos 59 anos, dentre elas: educação permanente com os profissionais de saúde e palestra para a população com o tema “Saúde Integral do Homem”, oferta de atendimento em horário estendido para o homem, oferta de tratamento para tabagismo, ação de prevenção do câncer bucal, rodas de conversas, incentivo a participação do homem no pré-natal da parceira.

As ações visam o fortalecimento da atenção integral a saúde do homem, facilitando o acesso ao serviço de saúde, promovendo o vínculo entre a população masculina e a Estratégia Saúde da Família na qual ele reside.

Todas as Unidades de Saúde da Família realizarão atendimento no período noturno ao Homens, sendo ofertados os seguintes serviços:

• Consulta médica;

• Consulta de Enfermagem;

• Atendimento Odontológico;

• Vacina;

• Teste Rápido (sífilis, HIV, Hep B e C)

• Aferição pressão arterial;

• Glicemia capilar;

• Avaliação antropométrica.

Cb image default
Divulgação