Viabilizada com recursos próprios do município, a obra está sendo custeada por valores na ordem de R$258 mil.

Uma das metas do Governo Municipal de Nova Andradina, no tocante às políticas de saúde, está na melhoria e na ampliação de serviços do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Nesta semana, o prefeito Gilberto Garcia anunciou que as obras de reforma, ampliação e adequação do espaço destinado ao controle de Zoonoses, em especial, ao tratamento e bem estar dos animais recolhidos em situação de doenças, maus tratos e abandono, encontram-se em fase de conclusão.

Iniciada em dezembro de 2021, a modernização do CCZ trata-se de uma antiga reivindicação dos munícipes sensíveis à causa animal, inclusive dos servidores e usuários do serviço. A obra, que entra em fase final, está sendo viabilizada com recursos próprios do município no valor de R$258 mil, sendo executada pela empresa PHC Engenharia Ltda.

A sede do CCZ recebe a implantação da uma sala de cirurgia e castração de animais; a construção do canil; diversas adequações da estrutura já existente, incluindo a reestruturação das instalações elétricas e hidráulicas, pintura geral e esgoto, além da reforma do depósito.

De acordo com a responsável técnica e veterinária do CCZ Valesca Picoli, as melhorias que vêm sendo adotadas representam um grande avanço para Nova Andradina. "O CCZ do nosso município precisava dessa atenção. Ampliar a nossa estrutura e readequar o espaço já existente, vai nos possibilitar o aumento da qualidade dos nossos serviços. Esta ação deve ser reconhecida pois representa um grande avanço para a nossa cidade", disse a médica veterinária.

Gilberto Garcia exaltou a parceria da comunidade com o governo municipal no cuidado dos animais domésticos, através de organização não governamental e da equipe que atua no CCZ, reconhecendo que a dignidade animal é uma política que deve ser respeitada. "Acolher animais que estão nas ruas em situação de risco, doença ou em situação de abandono ou agressão, é tarefa da comunidade e, fundamentalmente, do poder público", reconhece o Chefe do Executivo.

O secretário municipal de Saúde Luiz Eduardo de Paula, informou-nos que a estrutura predial, considerando as ampliações e readequações dos espaços já existentes, serão entregues nos próximos dias. Já a aquisição dos equipamentos, especialmente do centro cirúrgico, estão em fase de licitação.