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Em 2020, setor de psicologia do Centro Regional de Reabilitação prestou 1.714 atendimentos presenciais, além dos plantões de tele atendimento

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Divulgação

A necessidade de distanciamento social e as mudanças provocadas na vida da população se transformaram em desafio redobrado para os psicólogos, que precisaram adaptar os serviços de atendimento aos pacientes por meio de tele consultas.

Nos primeiros meses da pandemia, houve paralisação parcial dos atendimentos presenciais o setor de psicologia do Centro Regional de Reabilitação (CCR) Dr. Thales Pinheiro Maia e os profissionais foram transferidos para atividades de monitoramento da Covid-19, e posteriormente para o chamado Tele Atendimento ou Plantão Psicológico.

Na análise dos especialistas, a pandemia provocou impactos na saúde mental das pessoas, já que um misto de pensamentos e emoções passou a fazer parte do cotidiano, gerando cada vez mais estresse e ansiedade. Com isso, alguns sintomas físicos e emocionais se tornaram frequentes na rotina das pessoas, como: irritabilidade; insônia; falta de concentração; tédio; desesperança; frustração; raiva; problemas gástricos; dor de cabeça; cansaço e fadiga, e que acabam levando ao desenvolvimento de doenças mentais.

“Nossos psicólogos atenderam tanto aos seus pacientes quanto aos que procuraram esse tipo de atendimento, com o intuito de amenizar as angústias e ansiedades, onde o emocional está abalado pelo isolamento social, as incertezas do futuro, a pressão para alcançar resultados, as dificuldades do trabalho remoto, entre outros pontos”, explicou o titular da saúde, Sérgio Maximiano.

No momento, o atendimento psicológico do setor público municipal conta com 4 profissionais alocados no Centro de Reabilitação (CRR). Os atendimentos seguem os critérios de distanciamento social e não aglomeração, com intervalo de um paciente para o outro para higienização da sala.

Em 2020, setor de psicologia do Centro Regional de Reabilitação prestou 1.714 atendimentos presenciais, além dos plantões de tele atendimento

Como é o funcionamento de Psicologia no CRR

O atendimento psicológico é individual e o tratamento geralmente é longo, com várias sessões com o paciente.

O trabalho da psicologia tem como objetivo o bem-estar do paciente, a escuta qualificada que permite que o paciente divida suas questões pessoais, auxiliando o mesmo em suas práticas de autoconhecimento e autocuidado, sendo um trabalho com características humanizadas.

O cidadão que precisar de atendimento psicológico deve procurar o seu ESF para ser avaliado pelo médico. Caso haja necessidade, será encaminhado para a unidade que oferece esse atendimento. Documentos obrigatórios: o paciente deverá ter em mãos o encaminhamento médico, emitido por algum órgão do Sistema Único de Saúde (SUS), o cartão do SUS (com um número Fly), onde será feita uma triagem com uma Psicóloga.

Serviço:

Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 06 às 18h.

Endereço do CCR: Rua Vearni Castro, 732