Nova Andradina destaca-se como o primeiro município do Brasil a oficializar a problemática

A problemática na aquisição de medicamentos tem sido o centro das atenções em reuniões municipais. Na última semana, o secretário de Saúde, Hernandes Ortiz, deslocou-se a Brasília em nome do Executivo Municipal para tratar do assunto e buscar soluções.

Em uma reunião com equipes técnicas do Ministério da Saúde, Ortiz, acompanhado pelo secretário Executivo do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato grosso do Sul (COSEMS), Reinaldo Mendonça Costa, levou à discussão os desafios financeiros que afetam diretamente Nova Andradina e o estado de Mato Grosso do Sul.

Destacando-se como o primeiro município do Brasil a oficializar a problemática, Nova Andradina busca enfrentar os entraves na aquisição de medicamentos. Nesta quinta-feira (21), o secretário reuniu-se com o prefeito Gilberto Garcia e o Secretário Executivo do COSEMS para prestar contas sobre as discussões em Brasília.

A reunião também foi acompanhada pela equipe do setor de Compras e Licitação da Secretaria de Saúde, além do Tribunal de Contas do município, todos empenhados em encontrar soluções para agilizar a aquisição de medicamentos e atender com eficácia a população nova-andradinense.

Costa afirmou que a aflição enfrentada por Nova Andradina é compartilhada por outros municípios que também encontram dificuldades na aquisição de medicamentos pela tabela CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos). "Essa agenda em Brasília foi necessária, uma vez que sempre recebemos reclamações sobre a dificuldade na compra dos medicamentos. O próximo passo agora é realizar um levantamento nas prefeituras para identificar se a problemática é específica a algum medicamento ou abrange toda a tabela. Em seguida, voltaremos a dialogar com o Ministério da Saúde para uma abordagem mais específica", afirmou o Secretário Executivo.

“Estamos empenhados em encontrar soluções para a tabela de regulação de preços dos medicamentos na saúde pública local, com o objetivo de garantir a aquisição de todos os medicamentos necessários para nossa farmácia básica”, afirmou Ortiz.

O prefeito Gilberto Garcia enfatizou que o problema na aquisição de medicamentos é uma preocupação crucial, ressaltando a necessidade de soluções eficazes para garantir o fornecimento adequado à população.

O empenho da administração municipal, aliado às discussões em âmbito nacional, busca superar os desafios e assegurar o acesso contínuo a medicamentos essenciais para a comunidade.