Vacina contra gripe Influenza foi liberada também à população que não faz parte dos grupos prioritários

Arquivo/Cogecom

A Secretaria Municipal de Saúde através do departamento de Vigilância Epidemiológica apresentou nesta terça-feira (16), os dados consolidados das campanhas de vacinação contra a gripe e sarampo no município de Nova Andradina.

Foram contabilizados os números referentes ao Dia “D” de vacinação contra Gripe e Sarampo, ocorrido no último sábado, dia 13 de junho, assim como a Cobertura Vacinal das referidas vacinas na atual campanha 2020.

No total, o número de doses aplicadas no dia D chegou a 3.964, sendo 2684 doses da vacina contra a gripe e outras 1.280 contra o sarampo. A maior procura foi no ESF Central, seguido pela ESF Irman Ribeiro e Morada do Sol (veja o quadro abaixo).

Entre os grupos prioritários, a campanha contra a influenza em Nova Andradina não atingiu as metas estipuladas pelo Ministério da Saúde para as crianças entre 6 meses a menores de 6 anos (71,23%) e também para as gestantes (50,94%).

Veja o quadro abaixo

Arquivo/Cogecom

3600 doses administradas na população em geral

A Vigilância Epidemiológica informa ainda que a vacina contra Influenza (gripe) foi liberada também a população que não faz parte dos grupos prioritários.

Do montante de 6000 doses recebidas pelo município, por meio de doação do Instituto Butantan, foram administradas 3600 doses, sendo distribuídas na área rural entre assentados e sitiantes, bem como ministradas nos funcionários públicos municipais, merendeiras e administrativos de escolas, frentistas de postos de combustíveis, além de todos os que desejaram ser imunizados.

As doses que ainda estão em estoque continuam disponibilizadas à população enquanto durarem o estoque ou até que outros grupos sejam priorizados. A campanha segue até o dia 30 de junho.

Sobre a Campanha de Vacina Contra o Sarampo:

A Campanha foi iniciada em abril deste ano, mas em decorrência da pandemia do novo Coronavírus, os índices de cobertura vacinal em todos os municípios do Estado encontram-se muito abaixo do esperado.

Em Nova Andradina, a população é estimada em pouco mais de 22.000 (pessoas a serem vacinadas na faixa etária entre 20 a 49 anos. Contudo, até o presente momento foram imunizadas 2.313 pessoas, sendo grande parte imunizadas no último sábado (dia “D”).

Lembrando que independente do estado vacinal contra o Sarampo, todos que estão nesta faixa etária deverão receber novamente a dose de vacina contra o Sarampo, já que a vacinação ocorre indiscriminadamente, ou seja mesmo que a pessoa tenha recebido várias doses deverá receber mais esta dose como reforço.

A Prefeitura Municipal de Nova Andradina através da pasta da Saúde não tem medido esforços para que as vacinas que fazem parte tanto do calendário vacinal preconizado pelo Ministério da Saúde cheguem a toda à população, bem como a todos os serviços essenciais para que o maior número de pessoas tenha acesso ao SUS e tenham suas vidas resguardadas.