Em apenas 15 dias, cerca de 96 toneladas de pneus velhos em desuso, que estavam depositados no depósito em Nova Andradina, foram encaminhadas à reciclagem.
O carregamento e o transporte dos pneus é realizado pela empresa Reciclanip, entidade ligada à Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), que dá o destino ao material sem causar danos ao meio ambiente.
Ao ressaltar a importância desta ação, o diretor de Vigilância em Saúde, Lúcio Roberto Tolentino, afirmou que além da prevenção dos criadouros do mosquito aedes, a destinação tem o objetivo de amenizar o impacto ambiental causado pelos pneus jogados em locais impróprios.
“A retirada dos pneus das ruas e terrenos da cidade evita o amontoamento de lixo, reduz as chances de poluição do solo e contribui diretamente para a saúde pública, no combate de doenças como dengue, zika e chikungunya, transmitidas pelo do mosquito Aedes Aegypti, que se prolifera na água acumulada dentro dos pneus descartados de forma irregular”, comentou.
As empresas do ramo como borracharias, bicicletarias e oficinas também são orientadas a encaminhar os materiais inservíveis no depósito municipal. A Central de recepção de pneus (Ecoponto) está localizada no Centro de Controle de Zoonoses.