Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade
Cb image default

Equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Nova Andradina esteve na Escola Estadual Irman Ribeiro realizando orientações e simulações de primeiros socorros para os alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).

Foram abordados assuntos referentes a situações que podem ocorrer em casa, na escola, no trabalho, na rua ou em qualquer outro lugar, como em casos de febre alta; convulsão; sangramento nasal; hemorragias externas; queimaduras; hipoglicemia; desmaio; acidente vascular cerebral; parada cardíaca; engasgamento e acidentes com animais peçonhentos.

Cb image default

A enfermeira do SAMU, Rosenilda a Silva Alves Leite, relata que é importante a população ao deparar com as situações de urgência e emergência, manter a calma, identificar o que está acontecendo e ligar para 192 (SAMU).

“Ao ligar para 192 é importante que a pessoa saiba informar o que está acontecendo e passar o endereço correto do local da ocorrência. Na chamada telefônica, o atendente irá realizar as instruções para os primeiros socorros até a chegada da viatura. Os primeiros socorros são importantes, pois pode minimizar a dor e sofrimento, evitar sequelas ou mesmo a morte da pessoa”, completa Rosenilda.