Aparelhos serão destinados ao atendimento às pessoas com suspeita de Covid-19 nas unidades de Atenção Primária à Saúde.

William Gomes

Equipes Saúde da Família e de Saúde Prisional do município de Nova Andradina receberam 12 novos aparelhos de oxímetros de pulso. A entrega foi realizada no auditório municipal na última sexta-feira (31), pelo secretário municipal de Saúde, Sergio Dias Maximiano.

A viabilização dos equipamentos é resultado da parceria entre os Conselhos Nacionais de Secretários de Saúde (Conass), Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o Banco Itaú, contando também com a participação da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps/MS) e Secretaria Estadual de Saúde, responsável pelo envio de informações que permitem a logística e a distribuição dos materiais.

William Gomes

Os oxímetros de pulso serão destinados ao atendimento às pessoas com suspeita de Covid-19 nas unidades de Atenção Primária à Saúde. Com isso, equipes podem contar com mais um reforço para enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência do novo coronavírus.

O oxímetro de pulso é importante no contexto da Covid-19, pois pode apontar um dos sintomas da doença, que é a baixa saturação de oxigênio do sangue. Quando essa taxa é menor que 95%, sinaliza o agravamento da doença. O aparelho pode detectar rapidamente pequenas mudanças na eficiência com que o oxigênio é transportado para as extremidades mais distantes do coração, incluindo as pernas e os braços.