Todas as unidades do município dispõem de testes rápidos para hepatite B, C, HIV e sífilis e estão aptas a realiza-los no horário de funcionamento

A Prefeitura de Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou de 23 a 27 de julho, a Semana de Mobilização contra Hepatites Virais. A data, celebrada em 28 de julho foi reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) durante a 63ª Assembleia Mundial da Saúde, realizada em maio de 2010.

Durante toda a semana, as equipes das unidades Estratégia Saúde da Família intensificaram as com relação a essas doenças. Folders informativos, orientações e um quantitativo de vacinas maior dos que os dias de rotina foram disponibilizados nas Unidades de Saúde.

Na ESF Horto Florestal, por exemplo, a equipe disponibilizou informações a respeito de contágio, tratamento, mas principalmente de como se prevenir.

Segundo a enfermeira responsável pela vigilância epidemiológica, Simone Marega, a maioria das pessoas desconhece sua condição sorológica, tornando mais grave a cadeia de transmissão da infecção. “A Semana de Mobilização é uma das estratégias da Secretaria Municipal de Saúde, na prevenção e diagnóstico precoce da doença, que muitas vezes não manifesta sintomas e só é identificada quando o paciente já está com um quadro clínico grave”, explicou.

Todas as unidades do município dispõem de testes rápidos para hepatite B, C, HIV e sífilis e estão aptas a realiza-los no seu horário de funcionamento.

Mais sobre as hepatites virais

Hepatite significa inflamação do fígado. Os tipos mais comuns de hepatites virais são A, B e C. Podem ser agudas ou crônicas. Os sintomas da Hepatite Aguda comuns são fraqueza, mal estar, dor de cabeça, febre, perda de apetite, enjôo, icterícia e escurecimento da urina. A Hepatite se torna crônica quando o vírus continua na pessoa por mais de seis meses;

Hepatite A: É causada pela ingestão de alimentos sólidos ou líquidos contaminados;

Hepatite B: É uma das mais contagiosas, comum em países tropicais, a Amazônia Legal (inclui o norte de Mato Grosso). A transmissão se dá através do contato com secreções e ou fluídos corporais contaminados, como por exemplo, relação sexual sem proteção ou o uso de seringas ou agulhas contaminadas;

Hepatite C: ocorre após o contato com sangue contaminado.