Coordenadoria Estadual de Controle de Vetores está preocupada com risco de epidemia por Chikungunya no próximo verão, no período de dezembro de 2018 a março de 2019

Bruno Seleguim

Cerca de 550 famílias beneficiadas pelo programa estadual Vale Renda no município de Nova Andradina participam de 10 a 19 de setembro de uma série de palestras com o tema “Guerra contra o Mosquito”, ministrada pelo biólogo e entomólogo Jhoy Alves Leite, do Centro de Controle de Zoonoses.

O título é da palestra faz referência aos dados que apontam os mosquitos como sendo os animais mais mortais do mundo. Segundo informações da AbcMed, cerca de 725 mil pessoas morrem por doenças transmitidas pelos mosquito. Dentre os mosquitos, a espécie Aedes aegypti se destaca pela sua alta capacidade e competência vetorial, transmitindo na área urbana quatro doenças: Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela.

O profissional do CCZ chamou a atenção das famílias ao compartilhar a informação da Coordenadoria Estadual de Controle de Vetores, que demonstrou preocupação com o risco de epidemia por Chikungunya no próximo verão, no período de dezembro de 2018 a março de 2019. Essa informação foi repassada durante as capacitações das equipes técnicas realizadas em agosto deste ano.

Bruno Seleguim

De acordo com Jhoy, “embora a gestão municipal tenha trabalhado realizando seu papel na guerra contra o mosquito, cada cidadão deve assumir também agir, pois cada um é responsável pelo lixo que produz, dando seu destino correto”, afirma o biólogo.

Para a coordenadora do Vale Renda, Maria Madalena Ballesteri, as palestram foram muito educativas e mobilizadoras. “Eu não tinha ideia de que um mosquito pode ser tão letal. Por isso, as pessoas devem tomar os cuidados com a limpeza da sua residência e do seus quintais”, avalia.

A aluna do 3° ano do ensino médio, Arieli de Souza (30), achou interessante a abordagem da palestra. “Fiquei mais atualizada dos cuidados que devemos ter com o mosquito e fiquei sabendo de coisas que não sabia. Me sinto mais preparada para enfrentar essa guerra”, analisa a estudante.

Pacientes com Chikungunya frequentemente apresentam inflamações das articulações que podem incapacitar por meses ou até matar. Outras complicações como os casos de microcefalia causados pelo vírus da zika a bebês são situações preocupantes. O governo municipal tem aplicado recursos no combate ao mosquito Aedes aegypti, mantendo permanentemente agentes comunitários de saúde e agentes de controle de vetores. Além disso, tem mantido o contrato com agentes do mutirão de limpeza, que atendem a sede do município e o distrito de Nova Casa Verde.