Neste sábado (9), a força-tarefa desencadeada pela Secretaria de Saúde de Nova Andradina para o combate ao mosquito Aedes aegypti, irá se concentrar na Vila Operária. As ações, que visam eliminar os focos do transmissor da dengue, chikungunya e zika, começarão às 7h, com ponto de partida na Estratégia Saúde da Família (ESF).
Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias e voluntários percorrerão todas as áreas do bairro, realizando uma varredura em busca de possíveis criadouros do Aedes aegypti e orientando os moradores sobre medidas preventivas.
A iniciativa acontece em conjunto com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp), que disponibilizará caminhões para recolhimento de objetos que acabam se tornando criadouros para o mosquito. Atrelada ao mutirão, a Semusp promoverá melhorias nas vias urbanas, incluindo serviços de limpeza e manutenção.
Hernandes Ortiz, secretário de Saúde, destaca a importância da colaboração da população, pedindo que os moradores recebam as equipes nas residências e estabelecimentos comerciais.
A orientação é para que população colabore, separando o que não esteja sendo usando e que possa servir de criadouro para o mosquito, como latas, potes, garrafas, plásticos, pneus, vasos de plantas, vasos sanitários, lonas e etc.
Até o momento, a força-tarefa contra o mosquito Aedes aegypti já percorreu os bairros São Vicente, Argemiro Ortega, Bela Vista I e II, Durval Andrade Filho (Morada do Sol) e Ulisses Pinheiro.
Paralelamente, a ESF da Vila Operária estará em funcionamento especial das 8h às 16h, com a “Ação em Saúde”. Durante todo o dia, serão oferecidos diversos serviços, como atendimento médico e de enfermagem, vacinação de rotina para todas as idades, coleta de preventivo e testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C, além de pesagem para o Bolsa Família.