Desde 2020, a unidade básica de saúde da área central (ESF Centro) funciona 12 horas por dia, sem intervalo de almoço, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. Na localidade são ofertados todos procedimentos de atenção primária, principal porta de entrada ao SUS e onde é possível solucionar até 80% dos problemas de saúde do cidadão.
A estratégia foi implantada na gestão do prefeito Gilberto Garcia em maio à pandemia de Covid-19 após o município fazer adesão ao Programa Saúde na Hora, do Ministério da Saúde. A abertura da unidade tem como objetivo reorganizar e aperfeiçoar o acolhimento à comunidade, contemplando cerca de 12 mil moradores cadastrados nesta região.
O espaço conta com consultórios voltados ao atendimento médico, incluindo de enfermagem, observação clínica, saúde bucal, saúde da mulher, além de sala de vacina, curativo, entre outros.
Na avaliação do secretário Luiz Eduardo de Paula, a iniciativa confere maior resolutividade às unidades de saúde ao facilitar o acesso de serviços de saúde aos trabalhadores. O fortalecimento da ESF é essencial para atender todas as demandas, trazemos benefícios e mudanças fundamentais para a vida e a saúde de todos”, ressaltou.
O atendimento é realizado por 3 equipes formadas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agentes comunitários de saúde, odontólogo e auxiliar de saúde bucal.
A ESF Centro está localizada na Rua Melvin Jones, 1142.