O fortalecimento das políticas públicas para a saúde mental foi o objetivo da reunião realizada na manhã desta quarta-feira (29), que envolveu profissionais que atuam no atendimento à demanda da saúde mental e o secretário municipal de Saúde, Hernandes Ortiz.
Durante o encontro, sediado nas dependências do Caps (Centro de Atendimento Psicossocial), o gestor ouviu o relato dos colaboradores sobre a atual situação das atividades realizadas, além das deficiências enfrentadas, visando construir um diagnóstico da qualidade do serviço prestado à população usuária do atendimento.
Acompanhado de Renata Canto, diretora de saúde, Ortiz foi recebido pela coordenadora do Caps, Juliana Mendes, e pela médica Clínica Geral Intensivista, Daniele Penha; a reunião ainda contou com a presença da psicóloga Bárbara Ferreira e do representante do IFMS, Matheus Donegá, que participa com parcerias junto ao Caps, num projeto de extensão sobre horticultura terapêutica, executado desde 2019 por professores e alunos do Instituto junto aos pacientes.
Juntos, os participantes da reunião discutiram as ações desenvolvidas, elencando as bem-sucedidas e indicando os desafios da falta de profissionais, sobretudo, a necessidade de envolver, com maior participação, outros atores que estão na rede pública que direta e indiretamente atuam desde as primeiras abordagens até o desenvolvimento do tratamento oferecido pelo SUS aos seus usuários.
Com intenção de estabelecer uma relação de cooperação e respeito com os servidores do setor, a realização de rodas de conversas tem sido prática do novo gestor da pasta. Segundo o secretário, "Conversar, ouvir e saber dos nossos servidores as principais demandas de cada segmento faz parte do nosso objetivo inicial para elevarmos a qualidade dos serviços da saúde pública, em especial, as políticas de saúde mental, tema que discutimos hoje com os colaboradores do Caps", disse Hernandes.