Projeto prevê a construção de uma sala para castração dos animais e outros procedimentos clínicos e cirúrgicos

João Cláudio

O prefeito Gilberto Garcia determinou a Secretaria de Infraestrutura a elaboração de um projeto de reforma e ampliação para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A obra deve ser iniciada ainda neste primeiro semestre de 2021.

Em visita ao local nesta manhã de terça-feira, o secretário de saúde Sérgio Maximiano se reuniu com a veterinária Valesca Picoli e a arquiteta/urbanista, Jéssica Silva de Jesus Fujibayashi, para levantar as demandas, de modo a atender as exigências sanitárias e de segurança.

João Cláudio

A obra será realizada com recursos próprios do município. Estão previstas diversas intervenções como a reforma do prédio do canil existente, construção de um novo canil com 7 baias (para cães em atendimento clínico) para acolher animais que estão nas ruas em situação de risco, construção de calçada entre os prédios, até melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas, pintura geral e adequação de uma sala para cirurgias.

João Cláudio

Para o prefeito, a construção de um centro cirúrgico é imprescindível para o controle populacional de animais errantes, que crescem de maneira desordenada, além de outros procedimentos mais simples que não é possível ser feito atualmente devido à falta de um espaço adequado para o acolhimento dos animais.

“Em 2002 foi construído um prédio no próprio CCZ, com salas para tal finalidade. Porém, o local era utilizado para guardar documentos antigos. A proposta é fazer as adaptações necessárias conforme prevê a legislação para que possamos realizar a castração dos animais e outros procedimentos clínicos e cirúrgicos, de modo a aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos. Essa obra é prioridade”, anunciou Gilberto Garcia.

Estrutura do CCZ

O Centro de Controle de Zoonoses abriga cães que foram abandonados ou sofreram maus tratos. Há muitos cães adultos prontos para serem adotados. Cachorros que se adaptam de forma tranquila a um novo lar. São 40 animais adultos e 26 filhotes hoje no CCZ, dentre eles há casos especiais, de cães que precisam de atenção e cuidados específicos, como casos de alergias dermatológica, animais vítimas atropelamento.

Chipagem dos animais e Castramóvel

Além dos investimentos em infraestrutura no CCZ, o prefeito Gilberto Garcia já determinou a abertura de licitação para a compra de chips que serão aplicados na pele dos animais, que é ativado por um scanner que fornece informações importantes sobre o cão, como nome do proprietário, endereço e telefone. Todos os animais que passarem pelo canil municipal já serão chipados e, posteriormente, durante a campanha de vacinação dos cães e gatos.

“Isso facilitaria a identificação dos responsáveis pelos animais. Ou seja, um grande avanço não só na busca de proprietários que abandonam ou maltratam seus animais, mas também na localização de seu lar, caso um cão esteja perdido”, avalia o secretário Sérgio Maximiano.

Outro projeto em fase de implantação é o Castramóvel, desenvolvido em parceria com o consórcio dos municípios. “É um trailer adaptado que viria na cidade em dias e horários pré-agendados para atender a população de animais de rua (cães e gatos) e animais de famílias de baixa renda, realizando cirurgias gratuitas de castração diretamente nos bairros, com a equipe do CCZ.