Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Prestigiada por autoridades e lideranças políticas e comunitárias, posse da nova composição do Conselho reafirma participação social na gestão

Cb image default
Divulgação

Em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (2), no auditório do Paço Municipal, o prefeito Gilberto Garcia deu posse à nova composição do Conselho Municipal de Saúde de Nova Andradina.

Eleita a partir da indicação de organizações da sociedade civil (usuários do Sistema Único de Saúde), do Governo Municipal e prestadores de serviços (gestores e trabalhadores do SUS), os novos membros, titulares e suplentes, terão mandato de 2 anos.

Do segmento gestor e prestador de serviços, estão empossados Hernandes Ortiz (Secretaria Municipal de Saúde); Izaura Machado da Macena (Secretaria Municipal de Saúde); Ida Merces do Nascimento (APAE) e; Márcio Luiz Soares (FUNSAU-NA). Os membros suplentes destes segmentos são Luiz Eduardo Gonçalves (Secretaria Municipal de Saúde); Milene de Melo Marques (Secretaria Municipal de Saúde); Bruna Crivelli (Hospital do Amor) e; Margareth Reinoso de Oliveira (FUNSAU-NA).

Do segmento dos usuários do SUS, os novos membros são Antônia Alda Moraes, Aureni Alves Silva, Dayara Neves dos Santos, Domitilha Ribeiro da Silva, José Ferreira Saraiva, Jaeme Dantas dos Santos, Nisvaldo Gomes Cardoso e Izamara Machado. Os membros suplentes são Renan Gama de Oliveira, Greice Vieira Dias, Luzia Batista, Tereza Perez, Edvania Salles, Luiz Miguel Bezerra, Amanda Oliveira e Nicole Gregório.

Do segmento dos trabalhadores em saúde, estão indicados como titulares Lívia Vasconcelos, Lucilene Aparecida Rosa da Cruz, Vera Lúcia Pedra e Rosilene Rodrigues. Como suplentes, tomam posse Elisangela Maria dos Santos, Alessandra Moraes Campos, Tamara Zanelli Mitsunaga e Carlos Augusto Simões.

Na plataforma de autoridades, o prefeito Gilberto Garcia, acompanhado do presidente da Câmara, Leandro Fedossi, do secretário de Saúde, Hernandes Ortiz, e do atual presidente do Conselho de Saúde, José Saraiva, saudou os novos membros e falou da importância do controle social na gestão das políticas em saúde.

Cb image default
Divulgação

"Destaco aqui o papel importante da comunidade da gestão em saúde, representada neste Conselho. A obrigação constitucional dos municípios é destinar, no mínimo, 15% da receita em saúde, enquanto em Nova Andradina aplicamos o percentual de 29%. E continuem opinando, criticando, indicando o que se precisa melhorar, pois vocês continuarão sendo respeitados", disse o prefeito.

A posse foi prestigiada pelas vereadoras Márcia Lobo e Gabriela Delgado, pelos vereadores Arion Aislan e Wilson Almeida. O presidente da Fundação de Saúde de Nova Andradina (FUNSAU-NA), Márcio Soares e pelo diretor da Agehnova, Luciano Leal.

Ao final, com a assinatura do termo de posse, os novos componentes titulares dos três segmentos representados, em votação secreta, escolheram o nome do novo presidente do Conselho Municipal de Saúde, sendo eleito Nisvaldo Gomes Cardoso, pastor da Igreja Presbiteriana, técnico em agropecuária e teólogo. Pastor Nisvaldo ascendeu ao Conselho Municipal de Saúde através da indicação do segmento dos usuários.

Após a eleição do presidente, o plenário dos membros titulares escolheu como vice-presidente, Izaura Machado da Macena, gestora da Secretaria Municipal de Saúde.