Obra avaliada em R$2.125,339,18, é a primeira etapa do plano de restauração da malha asfáltica de Nova Andradina.

Com o compromisso de recuperar o asfalto e melhorar as condições de vias que foram muito afetadas por chuvas, pelo envelhecimento do pavimento e que também recebem grande fluxo de carros, o governo municipal está executando a operação tapa-buracos.

Aproximadamente, 90% do asfalto de Nova Andradina foi feito através de tratamento superficial duplo e com isso a vida útil, desse tipo de pavimentação é em torno de 10 anos, somado a isso, o município não possui sistema de drenagem 100% eficaz, o que potencializa a necessidade de manutenção.

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos e a Secretaria de Infraestrutura trabalham em conjunto para intensificar os resultados da ação. Muitas ruas que já tem rede de esgoto e que estavam em situações precárias já receberam os serviços.

O secretário de Infraestrutura do município, Júlio Cesar Castro Marques, explica o processo de priorização da operação. “Por enquanto, estamos priorizando os bairros que já receberam a rede de esgoto para não perdermos nosso trabalho. Então, os bairros que estão mais deteriorados estão à frente do nosso planejamento, mas as demais regiões estão sendo atendidos pela Semusp na tentativa de minimizar”, explica.

Conforme esclareceu o secretário, a recuperação da malha asfáltica da área urbana de Nova Andradina é prioridade estabelecida pelo prefeito Gilberto Garcia. “Infelizmente o grande volume de chuvas acaba danificando o asfalto, mas é uma prioridade da gestão recapear e melhorar com êxito as condições das vias de trafegabilidade”, concluiu Júlio.

Convênio com Governo do Estado injetará mais R$5 milhões na recuperação asfáltica

A Secretaria de infraestrutura já elaborou projetos e orçamentos relacionados a recuperação asfáltica em diversas áreas da cidade que serão executadas por meio do Governo do Estado.

A obra já está licitada para se iniciar nos próximos dias e vai atender vias do Portal do Parque, as avenidas Alcides Menezes de Faria, José Heitor Almeida de Camargo, Antônio Joaquim de Moura Andrade, a Rua Pastor Julio de Alencar e vias da Vila Beatriz e Bairro Campo Verde.

Parceria CODEVALE e prefeitura vai restaurar 70 mil m² de asfalto

Mais outra ação deverá ser realizada em 2023, através da parceria entre CODEVALE (Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Ivinhema) e prefeitura de Nova Andradina, no intuito de realizar mais uma operação de recuperação asfáltica através da aplicação de micro revestimento, com planejamento de restaurar mais de 70.000m².

Na contratação do serviço via consórcio, o município de Nova Andradina economizará tanto na aquisição de materiais e insumos, quanto no custo operacional de mão de obra. Com previsão de investimentos próprios do município na ordem de R$ 2 milhões.