Há 2 dias, o Hospital Regional Francisco Dantas Maniçoba, de Nova Andradina, zerou o número de pacientes internados por coronavírus na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A informação foi confirmada nesta manhã de sexta-feira (16) pela direção da unidade hospitalar e Secretaria Municipal de Saúde.

Referência no tratamento da doença na região do Vale do Ivinhema, o HR chegou a registrar 100% de ocupação na UTI Covid por meses consecutivos, no auge da pandemia, entre os meses de fevereiro a junho de 2021.

Os números começaram a cair há cerca de um mês. Desde o dia 15 de agosto, a média de internação na UTI Covid é de 2 pacientes e nos leitos clínicos de isolamento oscila, no entanto, a ocupação média não ultrapassa 37% da taxa de ocupação.

Diante da redução da demanda pelos serviços, o diretor geral do HR, Norberto Fabri, solicitou ao governo do Estado uma avaliação técnica para a desativação dos leitos da UTI-Covid a partir de 31 de setembro.

“Não há justificativa para manter essa estrutura se não há pacientes. Os equipamentos adquiridos, como é o caso de respiradores, serão mantidos no parque tecnológico do hospital para uso em outros setores da unidade hospitalar, em especial, a UTI geral”, informou.

No caso de haver necessidade de pacientes contaminados com o coronavírus ficarem em isolamento (internação leitos clínicos) ou na UTI geral, devido a complicações da doença, o HR já definiu uma estratégia para adequar o fluxo de atendimento.

“Sabemos que os casos de Covid não vão cessar completamente, mas tudo caminha para a situação de normalidade. A clínica médica e demais profissionais estão capacitados e a UTI geral terá uma área de isolamento para atender aqueles que, eventualmente, precisem do suporte de urgência e emergência”, complementa o diretor Norberto.

Em nome da gestão do prefeito Gilberto Garcia, o secretário municipal de saúde, Sérgio Maximiano, esteve na unidade hospitalar esta tarde para agradecer a equipe de profissionais de saúde e direção do HR pelo trabalho desenvolvido desde o início da pandemia. “Nossa mensagem é de gratidão pelo empenho e dedicação de todos que estiveram na linha de frente. Infelizmente não conseguimos salvar todas as vidas, mas não posso deixar de reconhecer o trabalho de excelência aqui realizado”, enfatizou.

Queda no número de óbitos Covid-19 em Nova Andradina

O número de óbitos também apresenta queda acentuada. Nos meses de maio e junho, 44 mortes foram registradas, sendo 22 por mês. Em agosto, 3 pessoas perderam a vida em decorrência do coronavírus. Neste mês de setembro, houve apenas 1 óbito registrado no município.

A curva descendente no número de óbitos responde ao avanço da vacinação contra o coronavírus na cidade. O município já aplicou mais de 60 mil doses da vacina – 69,17 % da população está com o ciclo completo, 44,30% estão imunizados com a primeira dose.