Nos tons branco e roxo, Saúde do Trabalhador e Programa de Hanseníase promovem ações de conscientização em Nova Andradina.

Janeiro foi longo, não é mesmo?!

Durante o mês, os dramas compartilhados em forma de memes na internet, na prática, foi um modo que muitos brasileiros, não diferente, os nova-andradinenses, encontraram para expor o quanto pareceu cansativo este período de início de ano, em que as metas para o novo ciclo, alimentam expectativas e em alguns momentos, despertam ansiedades e frustrações.

Exatamente por esse motivo, foi realizada a campanha "Janeiro Branco", que chamou a atenção da sociedade às necessidades relacionadas à saúde mental. O mês foi escolhido para o período da campanha por se tratar de um momento em que as pessoas estão mais reflexivas sobre a vida. Isso pode despertar sentimentos como culpa, frustração e sensação de incapacidade e desencadear um quadro de ansiedade ou depressão.

Além do "Janeiro Branco", a cor roxa deu o tom de outra campanha, não menos importante, pela conscientização sobre o combate à hanseníase, doença infecciosa, que pode levar a incapacidades físicas. No entanto, o tratamento precoce assegura a cura doença.

A campanha do "Janeiro Roxo" divulga que o tratamento para a hanseníase é gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes podem se tratar em casa, com supervisão periódica nas unidades básicas de saúde. A doença é transmitida por meio do contato próximo e prolongado com pessoas que tenham a hanseníase e não estejam em tratamento.

Saúde de Nova Andradina promoveu campanhas

As campanhas "Janeiro Branco e "Janeiro Roxo", foram executadas no município através de palestras e ações realizadas nas unidades de saúde, desenvolvidas pelas equipes que atuam tanto na promoção das políticas de Saúde do Trabalhador, como junto ao Programa de Tuberculose e Hanseníase.

Dentre as atividades realizadas em prol dos cuidados sobre a saúde mental, na última sexta-feira (27), a Secretaria Municipal de Saúde através da Saúde do Trabalhador, promoveu no Centro de Convenções palestra de conscientização sobre a Síndrome de Burnout, voltada aos servidores públicos, com foco nos profissionais de saúde, já que a doença se dá justamente pelo estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, provocando distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema.

A palestra foi ministrada pela psicóloga Priscila Cristina de Oliveira, sob a coordenação da enfermeira Izaura Machado Macena e da técnica em Segurança do Trabalho Gleice Corneto.

"Janeiro Roxo" no combate à hanseníase

O último domingo do mês de janeiro, marca o Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase, razão pela qual o primeiro mês do ano seja o escolhido para intensificar ações pela conscientização da doença, que ainda nos dias de hoje desperta preconceito da população ao paciente que sofre com as consequências do diagnóstico tardio, apresentado em graves sequelas, com deformidades em mãos e pés, incapacidade física, podendo causar inclusive cegueira.

Para alertar a população para o diagnóstico precoce da hanseníase, a Secretaria Municipal de Saúde, realizou várias ações nas unidades de saúde, sob a condução das equipes do Programa de Hanseníase e de Saúde do Trabalhador, orientando aos usuários das ESFs e profissionais de saúde do município, sobre os primeiros sintomas desta doença crônica infecciosa causada pela mycobacterium leprae.

"A hanseníase se multiplica lentamente no organismo humano, levando entre 5 a 10 anos para apresentar os primeiros sinais da patologia, que afeta nervos periféricos e está associada a lesões na pele, como manchas esbranquiçadas ou avermelhadas, ressecamento ou perda de sensibilidade. Este nosso trabalho junto aos profissionais de saúde também visa orientá-los para que realizem uma busca ativa de pacientes, para que a doença seja combatida já nos primeiros sintomas", disse a coordenadora Izaura Macena.