Cronograma de vacinação da Covid-19 foi publicado esta semana

Ilustração: Bruno Seleguim

Segundo boletim apresentado no dia 5 de janeiro, pelo setor de vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Nova Andradina tem mais de 40 casos ativos de Covid-19 e outros 30 suspeitos, que aguardam resultado (até às 12 horas desta data).

No relatório semanal anterior, publicado na sexta-feira passada (31/12/2021), o município contava com 11 casos ativos. Ou seja, em menos de uma semana, o número de casos mais que duplicou e a tendência é de crescimento.

Com este aumento exponencial da doença no município e o avanço da variante ômicron no estado de MS, a Secretaria de Saúde orienta à população para que continue cumprindo as medidas de prevenção, determinadas por decretos pelo poder executivo municipal, como forma de diminuir o contágio da doença (evite aglomerações, use máscaras de proteção e faça a desinfecção das mãos com álcool 70% constantemente); e tomem as doses da vacina contra a Covid-19 no período indicado. Todas as vacinas estão disponíveis nas unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs).

Segundo infectologistas, a vacinação já provou ser eficaz para diminuir número de mortos, casos graves e internações. Outro dado relevante é que a taxa de transmissibilidade só diminuirá quando 85 a 89% da população total estiver vacinada. Os imunizantes são indicados inclusive para quem já teve covid, pois eles são uma maneira segura e efetiva de estimular o sistema imune e aumentar o nível de anticorpos.

Por isso, mais uma vez, a orientação é para que as pessoas tomem a vacina contra a covid-19. Muitas pessoas ainda não foram imunizadas nem ao menos com a primeira dose e outras não completaram o ciclo vacinal (com a 2ª dose ou dose de reforço).

Vale ressaltar que Hospital Regional não tem mais leitos exclusivos para atendimento de pacientes contaminados com o coronavírus. As pessoas que apresentarem os sintomas típicos da doença - como febre, tosse, coriza, dor no corpo, diarreia ou perda de olfato e paladar - devem procurar uma unidade de saúde ou o próprio hospital. Pra quem testou positivo nos últimos dias e está com sintomas leves, a orientação é fazer repouso e beber bastante água. Mas é primordial consultar um médico se esses sintomas persistirem ou piorarem.

Se cuidem e cuidem de sua família. A vida é uma dádiva de Deus.