Na manhã desta quarta-feira (4), o Governo Municipal celebrou em cerimônia realizada no Centro de Convenções "Silvio de Sousa", a conclusão do Curso Saúde com Agente, dividido em dois módulos, sendo um para a área de "Técnico em Agente Comunitário de Saúde" e o segundo destinado a "Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase em Combate às Endemias".
Na plataforma de honra, estiveram presentes o secretário municipal de Saúde, Hernandes Ortiz, representando o prefeito Gilberto Garcia; o coordenador da Vigilância em Saúde, Lúcio Tolentino; a coordenadora da Atenção Básica, Simone Marega e das preceptoras preceptora do projeto "Saúde com Agente", Mayra Lohana Soares e Ingrid Bumbieris.
Em nome das turmas dos formandos, discursaram seus representantes, os quais, enalteceram o trabalho dos profissionais que atuam no combate às endemias e no serviço de servir à comunidade como agentes de saúde. Pelos agentes comunitários de saúde, falou a agente comunitária, Suely Souza; já o agente Danilo Bernal, discursou pelos agentes de endemias.
Direcionados aos agentes comunitários de saúde (ACS) e aos agentes de combate às endemias (ACE), os módulos oferecidos em Nova Andradina representam uma atualização profissional pioneira no Estado. Discorrendo sobre a proposta de atuação profissional, na execução de princípios vinculados à política de atenção básica em saúde, os programas criados na década de 1990 no Brasil, foram e são fundamentais para as estratégias de saúde da família, base do Sistema Único de Saúde.
O desenvolvimento e aplicação do programa curricular dos módulos, contaram com importantes parcerias, envolvendo o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O secretário Hernandes parabenizou os formandos, agradeceu as parcerias e destacou a importância do trabalho de base realizado pelos profissionais.
"Quero aqui, em nome do nosso prefeito Gilberto Garcia, parabenizar todos os formandos do curso e reconhecer o belíssimo trabalho realizado pelos nossos agentes de combate às endemias e aos agentes comunitários de saúde, na grande maioria mulheres, dedicadas e comprometidas com o sucesso das nossas políticas públicas em saúde", reconhece Ortiz.