Ação tem como objetivo proteger a população e reduzir a circulação do vírus

João Cláudio

Teve início na noite desta segunda-feira, dia 30, a desinfecção de ruas e locais de Nova Andradina com uma larga frequência de pessoas durante o dia. O trabalho faz parte das ações de enfrentamento ao novo coronavírus e será realizado a cada 4 dias em pontos estratégicos.

A iniciativa é da Defesa Civil com o apoio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado.

João Cláudio

De acordo com Hernandes Ortiz, presidente da Defesa Civil, um caminhão pipa foi disponibilizado para executar os serviços de higienização com uma solução preparada com água e hipoclorito de sódio, aplicada em áreas externas e ruas próximas aos hospitais, supermercados, rodoviária, farmácias, agências bancárias, praças e lugares onde é frequente a circulação de pessoas.

A aplicação é feita por profissionais da saúde e auxiliares de serviço da Semusp, equipados com equipamentos de proteção como máscaras, luvas, óculos e botas.

“A ação tem como objetivo proteger a população e reduzir a circulação do vírus. Atende uma determinação do prefeito Gilberto Garcia, que mostra o respeito e cuidado com quem não pode parar e ficar em casa”, comenta.

No entanto, Hernandes ressalta que a medida não substitui o isolamento social. “Foram utilizados 10 mil litros de solução neste primeiro dia. É uma medida de grande relevância, mas por si só não resolve o problema. A população tem que continuar fazendo a parte dela, permanecendo em casa nesta quarentena”, alerta o representante da Defesa Civil.

Além dos profissionais que atuam junto ao caminhão pipa, a Secretaria Municipal de Saúde designou a equipe de mutirão de limpeza do CCZ para efetuar a burrifação de água com cloro com a utilização de máquinas costais nas unidades de saúde e outros órgãos públicos.

“São locais que podem receber pacientes com síndromes gripais e possíveis contaminados pelo Coronavírus”, afirma o secretário Arion Aislan.

Vários comentários deixados na página de facebook da Prefeitura de Nova Andradina, deixam claro que trabalho preventivo tranquilizou a população.

“Com essa pandemia, quanto mais se precaver melhor. Eu vejo que os gestores de Nova Andradina estão tomando todas as iniciativas para combater o vírus. Isso é importante porque diminui os riscos de contágio e dá uma segurança maior”, afirmou uma internauta.

“Parabéns a esses guerreiros que estão na luta mesmo a noite para proteção de seus semelhantes”, declarou outra.

“Em tempos de crises, Nova Andradina sempre dá o seu exemplo, parabéns pelo esforços em prol de todos”.

Esses são apenas alguns dos depoimentos que podem ser vistos nas redes sociais, em comentários durante live transmitida na noite de ontem sobre esse tema.