Campanha segue até o dia 30 de novembro.

Foto: Agência Brasil

A campanha de vacinação contra a poliomielite foi prorrogada até o dia 30 de novembro em todo o estado de Mato Grosso do Sul. Em Nova Andradina, ainda é necessário imunizar 232 crianças para alcançar 95% do público-alvo definido na campanha, que totaliza 2894 crianças.

Até sexta-feira (20), foram vacinadas 2.662 crianças, atingindo uma cobertura de 87,39%. Assim, a Secretaria Municipal de Saúde faz um apelo aos pais e responsáveis para que levem seus filhos para vacinar no posto de saúde mais próximo do seu bairro.

Para garantir a prevenção contra a poliomielite (paralisia infantil), pais ou responsáveis por crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos devem levar os pequenos para receber a “gotinha” (vacina oral), inclusive as que estejam com a carteira de vacinação em dia.

Doses

No primeiro ano de vida, a criança deve receber três doses contra a poliomielite, com reforço aos 15 meses e 4 anos, além dos momentos de campanha.

Com a imunização, é possível evitar sequelas irreversíveis provocadas pelo vírus, como a paralisia de membros inferiores, crescimento diferente das pernas e até mesmo paralisia dos músculos da fala e da deglutição.

Campanha de multivacinação

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, a campanha de multivacinação também foi prorrogada até a mesma data. O objetivo da medida é aumentar a cobertura vacinal e atualizar as cadernetas de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos.

Na campanha de multivacinação, o foco é atualizar mais cadernetas, aplicando doses de vacinas importantes e que podem estar pendentes, garantindo assim a devida proteção contra os vírus que circulam no território e podem provocar cerca de 20 doenças.