Visando reativar o "Fórum Municipal de Trabalhadores em Saúde de Nova Andradina (FMTSNA/MS)", o governo municipal tomou algumas medidas legais e práticas para a promoção de melhorias neste setor, considerado essencial na administração pública.
Inicialmente, foi publicado em Diário Oficial, datado de 20 de novembro de 2019, o 1º do Regimento Interno do FMTSNA/MS. Este constitui uma “instância de representação, articulação, fomentação e capacitação de atores sociais em políticas públicas, com caráter deliberativo, com a finalidade de congregar Entidades/ Instituições representativas dos trabalhadores da área de saúde de Nova Andradina, tendo duração por tempo indeterminado, amparado legalmente na Constituição Federal de 1988 e nas Leis Orgânicas da Saúde”.
No dia 29 de novembro, o segmento dos trabalhadores em saúde do Conselho Municipal de Saúde promoveu a eleição dos trabalhadores da rede municipal para composição do mesmo.
Na manhã desta terça-feira, 03 de dezembro, aconteceu no auditório do Paço Municipal, a terceira reunião Plenária do Fórum Municipal dos Trabalhadores em Saúde de Nova Andradina (FMRSNA/MS) em que foram eleitos os Conselheiros de Saúde para a nova composição do Plenário do Conselho Municipal de Saúde de Nova Andradina.
A eleição ocorreu de maneira democrática e por voto escrito após a candidatura de 9 trabalhadores em saúde. O momento é considerado um marco importante para a área da saúde municipal, pois além de ter apresentado adesão satisfatória dos trabalhadores, sua funcionalidade primordial é promover discussões de propostas para a promoção de melhorias no setor.
Os eleitos foram:
Membros Titulares
1º lugar – Rubiana Gambarim Santos – 13 votos
2º lugar – Livia dos S. F. de Vasconcellos - 8 votos
3º lugar – Fabio Capobiano – 7 votos
4º lugar – Blácia Marra Leiva Constâncio – 6 votos
Membros Suplentes
5º lugar – Simone Nóbile – 5 votos
6º lugar – Vera Lucia da Silva Pedra– 5 votos
7º lugar – Edvania Sales – 2 votos
8º lugar - Lucilene Aparecida R. da Cruz – 2 votos
Dentre os trabalhadores em Saúde eleitos para conselheiros, foi solicitado aqueles que gostariam de se candidatar à posição de Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Nova Andradina para representação do segmento dos trabalhadores em saúde, após voto democrático obteve-se o seguinte resultado:
1º lugar – Rubiana Gambarim da Silva – 29 votos
2º lugar – Simone Nóbile – 6 votos
3º Livia dos S. F. de Vasconcellos - 6 votos