Nova Andradina enfrenta um aumento preocupante de casos de Covid-19, com 51 novos registros, e a Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre a necessidade de medidas preventivas por parte da população.
A orientação enfática é para que as pessoas mantenham em dia a vacinação e completem o ciclo de imunização contra a doença, reforçando a importância das medidas preventivas, como buscar atendimento médico precocemente, adotar etiqueta respiratória (cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir) e, posteriormente realizar a higienização das mãos com água e sabão ou álcool 70%, além de manter o distanciamento social.
A enfermeira Jaqueline Aparecida da Silva, responsável pela Vigilância Epidemiológica, destaca que qualquer paciente com quadro de síndrome gripal, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou gustativos, deve procurar assistência médica.
Vale ressaltar que na suspeita de Covid-19, a febre pode não estar presente, e sintomas gastrointestinais, como diarreia, podem ocorrer.
O secretário de Saúde, Hernandes Ortiz, ressalta a seriedade da situação e reitera a importância da colaboração de todos. “A vacinação é uma ferramenta crucial para conter a propagação do vírus. É fundamental que a população siga as orientações e busque a imunização completa, e continuem seguindo as medidas de prevenção”, destaca Ortiz.
Desde o início da pandemia em março de 2020, Nova Andradina registrou 10.527 casos de Covid-19. Desse total, 10.354 pessoas se recuperaram, enquanto 122 lamentavelmente faleceram.