A Secretaria Municipal de Saúde comemora a marca de 102. 428 doses de vacinas aplicadas contra a Covid-19. Desse total, 40.776 são de primeira dose, 36.093 com a segunda dose, 3.004 da dose única. Já a primeira dose de reforço atingiu 20.606 pessoas e a segunda dose de reforço chegou a 1.949 pessoas.
O sucesso da vacinação reflete diretamente nos números da Covid-19 no município. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado, desde o início da pandemia, o número de notificações total é de 7163 casos, sendo que destes, 7028 estão recuperados da doença. 111 pessoas morreram em decorrência do vírus no município.
De 1 a 14 de março, a média diária de novos casos é de 8 e 4 mortes, o significa que os indicadores da Covid apresentam grande queda em relação aos meses anteriores.
Em virtude dos bons índices de imunização e da redução de casos , na semana anterior, o governo municipal tornou facultativo o uso de máscaras em ambientes aberto e fechados, com exceção das unidades escolares públicas e particulares, que continuam seguindo os protocolos de prevenção contra a Covid-19, com uso de máscara e álcool em gel.
“Para nós é motivo de comemoração atingirmos uma marca tão expressiva na vacinação, desde o início da pandemia não temos medido esforços para salvar vidas. Os números da Covid-19 estão em queda e a tendência é de reduzir cada vez mais, na medida em que a população está sendo vacinada”, afirmou o secretário Sérgio Maximiano.
Cronograma de Vacinação
Nesta terça, a equipe de vigilância epidemiológica está em Nova Casa Verde para imunizar crianças de 5 a 11 anos. A vacina está sendo aplicada na Escola Municipal Prof. Delmiro Salvione e Boni (Gleba Angico) e Escola Luiz Claudio Josué. É necessário levar o CPF ou Cartão do SUS, carteira de vacinação (se tiver). A criança deve estar acompanhada pelos pais ou responsáveis ou ter autorização por escrito dos responsáveis.
É justamente nesta faixa etária que o município precisa avançar na imunização, pois até a data de hoje foram vacinadas 40,73% do público alvo. Ou seja, está longe de atingir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde.
Em Nova Andradina, a população deve procurar a ESF mais próxima da sua residência para tomar a vacina contra a Covid-19.