Durante este mês, na Campanha Novembro Azul, as unidades da atenção primária à Saúde (ESFs) de Nova Casa Verde e de Nova Andradina, Centro de Especialidades Médicas (CEM), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) irão atender os homens em datas e horários diferenciados, das 17h às 20 horas.
Nesta edição, a Secretaria Municipal de Saúde realizará diversas ações junto aos homens na faixa etária dos 20 aos 59 anos, com foco na prevenção. Serão ofertados procedimentos como consulta médica, teste rápido, glicemia, PA, avaliação antropométrica e atendimento Odontológico, de acordo com a programação abaixo.
A campanha também marca a retomada dos grupos de tabagismo e do atendimento odontológico no CEO no horário noturno.
Também fazem parte do cronograma, atividades de educação permanente com os profissionais de saúde e palestra para a população com o tema “Saúde Integral do Homem”, além da oferta de tratamento para tabagismo, ação de prevenção do câncer bucal, rodas de conversas, incentivo à participação do homem no pré-natal da parceira.
As Ações visam o fortalecimento da Atenção Integral a Saúde do Homem, facilitando o acesso ao serviço de saúde, promovendo o vínculo entre a população masculina e a Estratégia Saúde da Família na qual ele reside.
Sobre a campanha
“Novembro Azul” é uma campanha com objetivo de discutir a temática da Saúde Integral do Homem, abordando principalmente sua prevenção e promoção da saúde, estimulando os homens a cuidarem mais de sua saúde.
Diante do contexto, um novo enfoque vem sendo proposto pelo Ministério da Saúde – por meio da Coordenação Nacional de Saúde do Homem (CNSH) /DAPES/SAS - para o Novembro Azul, abordando a saúde integral do homem em todas as suas especificidades.
A Política da Saúde do Homem trás 05 eixos prioritários para o desenvolvimento de ações e estratégias para implementação da Política, sendo eles:
1. Paternidade e Cuidado que objetiva o envolvimento ativo dos homens desde o planejamento reprodutivo, passando por todas as fases da gestação, parto e cuidados com o desenvolvimento do filho, destacando que esta participação a finalidade de trazer saúde, bem-estar e fortalecimento de vínculos saudáveis entre crianças, homens e suas parceiras.
2. Sexualidade Responsável e Planejamento Reprodutivo.
3. Doenças prevalentes na população masculina.
4. Prevenção de violências e acidentes.
5. Acesso e acolhimento.