Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Atividades serão realizadas a partir desta quarta-feira (7), para conscientizar sobre prevenção e combate ao câncer de próstata.

Cb image default
Divulgação

Um a cada seis homens desenvolverá câncer de próstata. Apesar de chocar, a estimativa da Sociedade Brasileira de Urologia serve antes de tudo para estimular que a população masculina procure fazer o acompanhamento médico de sua saúde, a fim de, entre outras coisas, prevenir a doença, além de a diagnosticar precocemente, elevando as chances de cura com tratamento para 90% dos casos. Para despertar essa consciência, a Secretaria Municipal de Saúde realiza ações neste mês alusivas ao Novembro Azul, lembrado no mundo todo como de combate ao câncer de próstata.

A intenção é promover atividades que evitem doenças, propiciem o diagnóstico precoce e assim, leve mais qualidade de vida à população. Serão realizadas diversas atividades nas Unidades Básicas de Saúde (ESFs) de Nova Andradina e Nova Casa Verde, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e Centro Especialidades Médicas (CEM) no horário de atendimento normal e, em dias programados, durante o período noturno (conforme programação abaixo).

Dentro da campanha Novembro Azul serão intensificadas as consultas médicas, testes rápidos, testes de glicemia, exame PSA (Antígeno prostático específico - exame de sangue que mede possíveis alterações), avaliação antropométrica, educação em saúde alusiva ao câncer bucal, atendimentos odontológicos e imunização.

No dia 9 de novembro, a equipe de saúde bucal levará a Unidade Móvel Ginecológica para realização de avaliação para diagnóstico precoce de câncer bucal e orientações educativas na Avenida Antonio Joaquim de Moura Andrade. Também estão previstas palestras com o médico urologista Sandro Hoici, sobre sintomas do câncer de próstata e a importância da realização de exames preventivos.

Para o secretário Arion Aislan, a campanha “é uma oportunidade para conversar com o público masculino não só sobre o câncer, mas também para trazer esses usuários aos ESFs e fazer outras orientações sobre hipertensão, tabagismo e outras doenças”, informa o titular da saúde de Nova Andradina.

PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO AZUL - 2018

Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação