Investimento faz parte de um trabalho de fortalecimento da atenção básica realmente resolutiva e acolhedora

Raio X

Nesse mês de Outubro foram instalados nos Consultórios Odontológicos das Unidades de Estratégia de Saúde da Família(ESFs) e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) novos equipamentos e aparelhos que irão otimizar o atendimento aos usuários.

Dentre os investimentos feitos pelo governo municipal de Nova Andradina estão a aquisição de 13 aparelhos de ultrassom e jato de bicarbonato, utilizados para a realização de procedimentos de profilaxia em odontologia, na remoção de tártaro e cálculo dental, na limpeza e controle da placa bacteriana, colaborando no combate das doenças periodontais e cáries.

Também foram adquiridas e entregues 30 canetas de alta rotação (conhecido como motorzinho), utilizados para remoção de tecido cariado e preparos cavitários pelas equipes de Saúde Bucal das ESFs e CEO, como parte do processo de reorganização do serviço odontológico frente à pandemia de Covid-19.

Seguindo as recomendações e protocolos de biossegurança do Ministério da Saúde e Anvisa, onde a esterilização das peças de mão odontológicas (canetas de alta rotação) devem ser feitas após cada uso, pois esses instrumentos ficam em íntimo contato com a cavidade bucal, e assim tem um largo contato com bactérias, vírus e outros microrganismos patogênicos.

Canetas de alta rotação

“Com o aumento das esterilizações, estudos apontam que as canetas tem sua vida útil diminuída. Assim a Secretaria Municipal de Saúde tem se organizado para adquirir e equipar seus consultórios odontológicos, de maneira a ofertar um atendimento a toda população, seguindo as recomendações e padrões de biossegurança exigidos”, explica Melissa de Oliveira Araujo, responsável pelo setor de odontologia da Secretaria Municipal de Saúde.

ultrassom e jato de bicarbonato

Além desses investimentos, foram adquiridos 2 Aparelhos de Raio X Odontológicos, entregues para a Esf São Vicente e Esf Vila Beatriz, que ainda não possuíam esse aparelho cuja finalidade é a realização de exame complementar de imagem, auxiliando os profissionais no diagnóstico e escolha do tratamento adequado.

Novos aparelhos odontológicos devem chegar nos próximos dias. “Este investimento faz parte de um trabalho de fortalecimento da atenção básica realmente resolutiva e acolhedora, pois a determinação do prefeito Gilberto Garcia é para modernizar a estrutura das unidades de saúde e propiciar um atendimento de excelência à população”, finaliza o secretário de saúde, Sérgio Maximiano.