Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Município ainda poderá enviar pacientes para consultas no Centro de Especialidades Médicas (Cemed) da Uniderp, em Campo Grande

Cb image default
Divulgação

A partir desta primeira quinzena de fevereiro, estudantes de Medicina da Uniderp auxiliarão no atendimento de saúde no Hospital Regional Francisco Dantas Maniçoba e nas Estratégias Saúde da Família (ESFs) do Centro Educacional e Horto Florestal.

A novidade é resultado de uma parceria entre a prefeitura de Nova Andradina e a Uniderp para atuação dos universitários no campo de estágio e intercâmbio nas áreas técnica, científica e de desenvolvimento de pesquisas, além de atividades educativas na rede de saúde.

A assinatura do termo de cooperação ocorreu na unidade Matriz da universidade, em Campo Grande com a presença do prefeito Gilberto Garcia, secretário de saúde, Arion Aislan, diretor geral do HR, Nelson Custódio da Silva, reitor da Uniderp, Taner Bitencourt e a coordenadora de Medicina da Uniderp, Lucylea Braga.

De acordo com o termo de cooperação, o município se responsabiliza pela hospedagem e alimentação aos acadêmicos do 11° e 12° semestre e à supervisão docente, durante o período de realização das atividades de estágio nas unidades de saúde e pronto socorro do HR. 

Cb image default
Divulgação

Inicialmente, 4 acadêmicos vão auxiliar nas consultas médicas e outros procedimentos de saúde nessas localidades. O convênio também beneficiará a população permitindo que o município encaminhe até 8 pacientes por semana para o Centro de Especialidades Médicas (Cemed) da Uniderp, de acordo com a demanda por especialidades e disponibilidade de vagas.

Na ocasião, o reitor Taner Bitencourt agradeceu a confiança na instituição de ensino e disse que a iniciativa melhora a formação do aluno, ao mesmo tempo em que contribui com a área de saúde do município.

Na avaliação do prefeito de Nova Andradina, Gilberto Garcia, a presença dos universitários de Medicina representará um ganho para a saúde. “Apesar de todos os esforços na contratação de novos profissionais tanto na rede municipal como no Hospital, o município ainda tem dificuldade para trazer médicos e atender toda a demanda por especialidades. Esta parceria é fundamental, pois atende nossas carências nessas duas frentes”, explica o chefe do executivo municipal.

A parceria de interiorização do curso de Medicina está em sincronia com as prerrogativas dos Ministérios da Saúde e da Educação e Cultura, sobre a descentralização das escolas médicas.