Além da minivan com capacidade para 7 passageiros, governo de Nova Andradina entrega aparelho analisador automático para o Laboratório Municipal.

William Gomes

Em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (20), o prefeito Gilberto Garcia fez a entrega de um novo veículo para o transporte de insumos, dos colaboradores do SAE (Serviço de Atendimento Especializado) e de pacientes com doenças infectocontagiosas, e também de um aparelho analisador automático de eletrólitos, que irá otimizar os exames de sangue realizados no Laboratório Municipal Nacim Abrão.

O valor total de investimentos do governo municipal soma R$ 109.180,00.

William Gomes

Mais uma vez, as novas aquisições visam atender as demandas da saúde, um dos setores considerados essenciais pela administração municipal. O reforço na frota de veículos irá dinamizar o atendimento aos pacientes, vítimas de doenças infectocontagiosas, como: HIV/Aids, hepatites virais e infecções sexualmente transmissíveis como também oferecer melhores condições para a equipe de profissionais da unidade.

O novo veículo é do tipo minivan com 07 passageiros, utilitário, direção hidráulica, ar condicionado, adquirido com recursos específicos do SAE - Serviço de Atendimento Especializado da ordem de R$ 91.730,00. A unidade local atende a microrregião, contemplando cerca de 300 usuários de Nova Andradina, Batayporã, Novo Horizonte do Sul, Anaurilândia, Ivinhema e Angélica.

William Gomes

Já o aparelho analisador automático de eletrólitos (íons seletivos), da marca Roche, irá atender ao Laboratório Municipal Nacim Abrão. Este equipamento foi adquirido por R$ 17.450,00, recursos provenientes da devolução do duodécimo pela Câmara Municipal.

O equipamento determina os níveis de sódio, potássio, cálcio, cloro e lítio em amostras de sangue total, soro, plasma, urina, soluções dialisadas e soluções aquosas. Entre suas características estão a calibração automática, o armazenamento de dados para o controle de qualidade e a programação de avisos nos exames para valores fora da de normalidade.

William Gomes

O secretário Arion Aislan afirmou que a entrega deste veículo coroa um trabalho de excelência que vem sendo realizado pelo SAE e agradeceu ao apoio incondicional e a confiança do prefeito Gilberto Garcia. “É um atendimento diferenciado destinado aos pacientes com doenças infectocontagiosas, feito por uma equipe de 7 profissionais dedicados e competentes”, declarou.

Ao final do seu discurso, Arion convidou a todos os presentes para fazer uma visita à sede do SAE, que recentemente foi totalmente reestruturada, recebeu novos equipamentos tecnológicos, mobiliário e ar condicionado.

Com relação ao novo aparelho do laboratório, o gestor disse que haverá melhoria da qualidade dos serviços e otimização na realização de exames. “Agradeço aos vereadores pela economia que a Câmara vem fazendo e o entendimento de que este equipamento é de grande valia para à população”, frisou o secretário.

Nas palavras do prefeito, os novos veículos adquiridos resultam de uma gestão de saúde voltada para o bem-estar, a humanização no atendimento e a qualidade de vida do usuário e dos servidores.

Gilberto enalteceu ainda o trabalho de todos colaboradores da saúde e a parceria com o poder legislativo, representado nesta solenidade pelo seu presidente Vailton Sordi (Amarelinho) e os vereadores Airton Castro, Ricardo Lima, João Dan, Robertinho Pereira e Wilson Almeida. Também estiveram presentes o vice-prefeito Nenão, secretários municipais, representantes do Conselho de Saúde, SAE, entre outros servidores da saúde.

“Gradativamente estamos avançando, pois, a prioridade é que todos sejam transportados com total conforto e segurança. Investimos mais de 23% do orçamento do município na saúde, economizamos o dinheiro público onde é possível e, com o apoio da Câmara Municipal, estamos inovando e buscando sempre melhorar a vida das pessoas”, declarou Gilberto Garcia.

Em 34 meses de administração, já foram contabilizadas a aquisição de 22 novos veículos para renovação da frota municipal. Somados, os investimentos ultrapassam R$ 3 milhões. Entre os modelos comprados estão ônibus escolares, micro-ônibus, van para passageiros, máquinas e implementos agrícolas, nova unidade para o SAMU e ambulâncias.