Novos decretos reforçam medidas para evitar a aglomeração de pessoas e de higienização nos locais, além da necessidade de disponibilização de máscaras para seus empregados

João Cláudio

Em live transmitida pela página de facebook da Prefeitura de Nova Andradina, o prefeito Gilberto Garcia, anunciou a reabertura do comércio após 15 dias de quarentena em virtude da pandemia do novo coronavírus.

O comércio volta com suas atividades de forma facultativa, a partir de amanhã dia 07 de abril, com o horário regulamentado das 7h até as 16h. Aos sábados, das 7h até 13h. A decisão será publicada no Diário Oficial do Município nesta edição de segunda-feira, em três decretos Nºs. 2.487, 2.488 e 2.489.

No domingo poderão abrir apenas os serviços considerados essenciais, como farmácias, postos de combustíveis, hotéis, motéis e congêneres, as pessoas jurídicas estabelecidas no Distrito Industrial de Nova Andradina, bem como os estabelecimentos discriminados no artigo 3º do Decreto Federal 10.282, de 20 de março de 2020 poderão manter suas atividades aos domingos, desde que limitado a 50% (cinquenta) por cento do funcionamento por turno.

O comerciante que optar por abrir seu estabelecimento a partir desta data, deverá assinar um termo de compromisso em anexo ao decreto 2.488, disponível no site da prefeitura www.pmna.ms.gov.br. Este termo deve ser impresso assinado e enviado para o seguinte e-mail desenvolvimentopmna@gmail.com, dúvidas ligar no 67 3441-1250 falar com o ANDRÉ, na Sala do Empreendedor.

Os novos decretos reforçam medidas para evitar a aglomeração de pessoas e de higienização nos locais. Conforme esclareceu o procurador geral, Jailson Pfeifer, Os estabelecimento deverão disponibilizar álcool gel 70% para usuários, em local sinalizado; informações visíveis sobre higienização de mãos, sabonete líquido e papel toalha descartável nos lavatórios de higienização de mãos; reforçar as medidas de higienização das superfícies dos bens.

É necessário fazer demarcação no chão de distância mínima de 1,5m (um metro e meio) entre elas; controlar a entrada de pessoas no estabelecimento para que não supere a quantidade de demarcações existentes no chão e disponibilizar máscaras para seus empregados e colaboradores de acordo com as recomendações da Secretaria Municipal de Saúde;

Estabelecimentos que prepondera somente a venda de bebidas alcoólicas não podem abrir aos domingos. Já as lanchonetes, pizzarias, restaurantes e os estabelecimentos alimentícios congêneres de pronto consumo poderão manter seu funcionamento interno para realizar somente a entrega mediante delivery (no domingo).

O funcionamento das feiras continua suspenso pelo prazo de 45 dias, contados do dia 07.04.2020.

As Conveniências, bares, sorveterias e estabelecimentos que prepondera somente a venda de bebidas alcoólicas até às 19hs. Igrejas e as atividades religiosas de qualquer natureza também até às 19h.

As academias, centro de ginástica e estabelecimentos de condicionamento físico até às 18h.

Salão de beleza, clínica de estéticas, cabelereiros e barbeiros somente poderão realizar atendimento de um cliente por estabelecimento, com horário previamente agendado a fim de não formar a fila.

No caso dos hotéis, pousadas, motéis e congêneres, fica proibida a utilização da área de convivência social sendo imprescindível, após a estadia, desinfetar o ambiente seguindo a higienização básica e as recomendações dos entes públicos de saúde e OMS.

Durante seu pronunciamento, Gilberto Garcia solicitou aos comerciantes para que respeitem as regras, dividindo as responsabilidades com o governo municipal. Em seguida, reiterou a orientação para a população só sair de casa se tiver de trabalhar ou se for indispensável.

João Cláudio

“É importante, principalmente, aos mais idosos que fiquem em casa. Vamos começar, gradativamente, nosso comércio a funcionar. Vamos verificar se não vai haver aglomeração de pessoas nos estabelecimentos. Não queremos endurecer, nem tomar uma medida radical. Peço a colaboração dos comerciantes e das indústrias, que são grandes geradores de emprego e impostos da cidade, para que acatem essas medidas de proteção. Vamos compartilhar responsabilidades, agir de forma consciente para que essa epidemia não domine Nova Andradina”, declarou o prefeito.

E encerrou: “Nossa preocupação com o Coronavírus é grande. Já fizemos a compra e assim que o governo municipal tiver máscaras irá distribuir gratuitamente a população. Os supermercados corresponderam de forma exemplar. Vamos continuar firme e com ajuda de todos vamos vencer essa luta”, reiterou.