Utilização da máscara será opcional para cada pessoa/aluno, tanto em ambientes fechados quanto em espaços abertos

Após o Ministério da Saúde declarar o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), causada pela pandemia da Covid-19 no Brasil, o governo municipal de Nova Andradina revogou a obrigatoriedade da utilização de máscaras nas unidades escolares e nos veículos automotores para os alunos da pré-escola ao 9º ano do ensino fundamental.

Estes locais eram os únicos onde as máscaras ainda permaneciam itens obrigatórios no município.

A revogação foi instituída por meio do decreto nº 3009, de 20 de abril, assinado pelo prefeito José Gilberto Garcia. A medida, que já está em vigor, leva em conta a melhora no cenário epidemiológico em Nova Andradina e em todo país e o avanço da campanha de vacinação.

A utilização da máscara será opcional para cada pessoa/aluno, tanto em ambientes fechados quanto em espaços abertos. A imunização contra a Covid-19 é fundamental para manter o controle da transmissão e os nova-andradinenses devem completar o esquema vacinal com as duas doses e dose de reforço, assim como é importante manter algumas medidas paliativas, tal como evitar contatos presenciais e frequentar ambientes fechados se tiver com síndrome gripal.