Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Concomitantemente, a Secretaria Municipal de Saúde realiza limpeza por meio da equipe do 'mutirão dengue', vinculada ao Centro de Controle de Zoonoses

Cb image default
Divulgação

Com crescimento do número de notificações de casos de dengue verificado nas últimas semanas, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, convoca a população a intensificar o combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus, realizando limpeza de quintais e terrenos urbanos.

Concomitantemente, a Secretaria de Saúde realiza ações, diariamente, no combate ao mosquito, como a limpeza de terrenos baldios e a busca ativa dos pacientes notificados. Através deste trabalho, o setor de vigilância epidemiológica realiza o mapeamento urbano, indicando os quarteirões onde há maior incidência de casos suspeitos, tendo em vista a orientar os trabalhos da equipe do mutirão de limpeza da dengue, vinculada ao Centro de Controle de Zoonoses.

Hernandes Ortiz, secretário municipal de Saúde, afirmou que, apesar do trabalho de toda a equipe da vigilância epidemiológica e do mutirão da dengue, os cuidados devem ser redobrados. “Combater o mosquito aedes aegypti não é só uma tarefa da Secretaria de Saúde, muito menos uma função exclusiva do agente de endemias. O cidadão tem o dever de manter limpo o seu quintal, o seu terreno e assim, nos ajudar não deixando acumular água, facilitando a proliferação do mosquito”, disse o titular da pasta.

Saiba quais os cuidados indispensáveis na sua casa:

– Tampe os tonéis e caixas d’água;

– Mantenha as calhas sempre limpas;

– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

– Mantenha lixeiras bem tampadas;

– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

– Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

– Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa;

– Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;

– Limpe ralos e canaletas externas;

- Atenção com bromélia, babosa e outras plantas, elas podem acumular água;

– Deixe lonas, usadas para cobrir objetos, bem esticadas, para evitar formação de poças d’água.

O controle da dengue é responsabilidade de todos.