As frases “Viver é uma arte, onde o suicídio não faz parte!” e “Assim como o menor gesto de desprezo maltrata, a menor atitude de atenção salva!”, foram as grandes vencedoras do 1º Concurso de Frases, nas categorias ensino fundamental e ensino médio, de autoria dos alunos Kawan da Silva Lopes (Escola Municipal Machado de Assis) e Marilana Colodino (IFMS), respectivamente.
A cerimônia de encerramento da campanha de valorização da vida e prevenção ao suicídio Setembro Amarelo foi realizada nesta segunda (30) com a presença do prefeito Gilberto Garcia acompanhado da primeira dama e vereadora Joana Darc, vice-prefeito Nenão, vereadores, além da participação da equipe do CAPS da Secretaria de Saúde, escolas e instituições parceiras, além dos estudantes vencedores do concurso de frases.
Na abertura do evento, o jovem Gustavo Fernando Moraes de Oliveira, de 16 anos, da escola estadual Nair Palácio de Souza, recitou o poema de sua autoria intitulado: Libertação.
Os representantes das instituições parceiras fizeram parte da mesa e discursaram na cerimônia. De maneira geral, todas as autoridades reforçaram a importância da campanha. Em nome do CAPS, a coordenadora de atenção especializada, Graziela Brás, deixou a sua mensagem de agradecimento.
“Foram realizadas atividades nas escolas, clubes de serviço, entre outras localidades. Agradeço aos alunos de direito da Uniesp, enfermeiros e psicólogos do CAPS, nossos inúmeros parceiros e a todos os alunos que participaram do concurso de frases. A todos, nossa gratidão”, declarou.
Para o secretário Arion Aislan, destacou o acolhimento às inúmeras famílias e o aprendizado que ficou nesta ação de prevenção ao suicídio. “Temos que observar mais ao nosso redor, deixar o celular de lado. Menos vida virtual e mais vida real. O diálogo pode salvar vidas”, defendeu o titular da saúde.
Citando o mote da campanha “Acredite, você tem valor. Diga sim à vida”, Gilberto Garcia afirmou que é preciso respeitar a dádiva maior que Deus nos deu, a vida, e que todos devem estar atentos e vigilantes na prevenção ao suicídio, não apenas neste mês, mas durante todo o ano. “É na escola é que estamos movendo uma geração, que estamos formando cidadãos. Por isso, tenho certeza absoluta que conseguimos atingir o objetivo que é salvar vidas”, enfatizou o prefeito.
Ao final da solenidade, os parceiros receberam rosas amarelas de agradecimento e, em seguida, foi realizada a entrega da premiação das frases “Diga Sim à Vida”.
Os prêmios foram doados pelo vice-prefeito Nenão, Dra. Jacqueline Machado, Posto 1, Auto Mecânica Central, Dico Bicicletaria, Pax Nova Andradina, Deputado estadual Renato Câmara, vereador Amarelinho, Supermercado Paraíso e Simpspna.
GANHADORES DO 1º CONCURSO DE FRASES DIGA SIM À VIDA
ENSINO FUNDAMENTAL
5º lugar – Raissa Santti Freires (9º ano da Escola Objetivo)
Frase: Seus problemas não te definem, você é capaz de vencê-los, para tudo há sentido, acredite, sua vida vale a pena!
4º lugar – Evelyn Midori Felisberto (9º ano da Escola Municipal Luiz Claudio Josué)
Frase: Você veio ao mundo para nos alegrar, você é precioso demais para ir e nunca mais voltar!
3º lugar – Pedro Henrique Rodrigues (8º ano da Escola Adventista)
A vida é igual trem-bala, veloz e passageira, então complete a viagem inteira!
2º lugar – Gabriel Santana de Oliveira (7º ano da Escola Municipal João de Lima Paes)
Frase: Não julgue, ouça! Você pode salvar uma vida.
1º lugar – Kawan da Silva Lopes (7º ano da Escola Municipal Machado de Assis)
Frase: Viver é uma arte, onde o suicídio não faz parte!
ENSINO MÉDIO
5º lugar – Lucas Tavares Gubert (2º ano da Escola Estadual Luiz Carlos Sampaio)
Frase: Não desista de você, persista. Não como tristeza e sim com superação. Não veja o suicídio como solução!
4º lugar – Julia Rodrigues dos Santos (1º ano da Escola Estadual Nair Palácio de Souza)
Frase: A vida é de escolhas, mas acima de tudo, escolha sua vida!
3º lugar –Luiz Antonio de Lima (2º ano de Informática, do IFMS)
Frase: Cada palavra que você solta é um peso a menos que carrega!
2º lugar – Osmar Ortiz de Oliveira (2º ano da Escola Estadual Luiz Soares de Andrade)
Frase: Amarelo, sinal de atenção: ao suicídio diga sempre não!!!
1º lugar – Marilana Colodino (2º ano de Informática do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul)
Frase: Assim como o menor gesto de desprezo maltrata, a menor atitude de atenção salva!