Na manhã desta sexta-feira (22), o auditório 2 do Centro de Convenções "Silvio de Sousa", recebeu a palestra sobre "Manejo do Risco de Suicídio na Rede Inter e Intrasetorial", ministrada pela psicóloga suicidiologista, Suelen Arguello.
A atividade é alusiva às ações da campanha "Setembro Amarelo", que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. E nesse mês, no dia 10 se comemora o dia mundial de prevenção do suicídio.
Na abertura, representando o prefeito Gilberto Garcia, o secretário municipal de Saúde, Hernandes Ortiz, saudou a palestrante, a plateia presente, falou da importância do tema e enalteceu a rede de apoio, desde sua Secretaria e demais colaboradores, destacando o trabalho do Corpo de Bombeiros, no ato representado pelo comandante do 3° Grupamento.
"A dor que as pessoas sentem, na maioria das vezes, não é física, mas dor na alma. Uma boa palavra, um pequeno gesto de atenção vale muito para quem se sente em abandono. Que esse treinamento seja transformado em ações que melhorem a vida das pessoas", disse Ortiz.
Na plataforma de honra, abrindo os trabalhos, estiveram também presentes o coordenador do Caps de Nova Andradina, Hermes Santos, a vereadora Cida Valdez, representando o Legislativo, o comandante do 3⁰ Grupamento do Corpo de Bombeiros, Capitão QOBM Eliel Rodrigues da Silva e a palestrante, Suelen Arguello.
"Casos complexos exigem medidas complexas. Precisamos, enquanto profissionais, mudar o modo de abordagem, que ao invés de acolher o paciente, já o julgamos. É preciso nos perguntar por qual janela estamos analisando a pessoa. Um caso de suicídio é a denúncia de como caminha uma sociedade, ele aponta para nós sobre os problemas e dramas sociais", aponta a palestrante.