10 cirurgias estão agendadas para o próximo mês. Os atendimentos acontecem as quintas e sextas-feiras

Foto: William Gomes

Com o objetivo de desafogar as filas de espera por procedimentos na área de oftalmologia, a Prefeitura de Nova Andradina lançou no início deste ano o Programa Novo Olhar. Em 15 dias, 240 pessoas foram atendidas pela equipe de profissionais contratada para executar estes serviços no Hospital Regional Francisco Dantas Maniçoba.

Os atendimentos acontecem todas as quintas e sextas-feiras. São 8 profissionais que se revezam em equipes formadas por 2 oftalmologistas. Nesta semana, a médica nova andradinense, Dra. Mayumi Shirota, filha do pioneiro Shoji Shirota, foi uma das responsáveis pelas consultas e exames.

Na oportunidade, a oftalmologista foi recebida pelo secretário de saúde, Arion Aislan, o diretor financeiro, Valmir Moraes, e pelo ex-vereador Valter Yasunaka, que é amigo pessoal da família da médica e foi o elo do governo municipal com esta equipe, que trouxe de Bauru toda a estrutura e equipamentos do Centro Especializado em Oftalmologia.

Dra. Mayumi afirmou que aceitou o convite do prefeito Gilberto Garcia de voltar a sua cidade natal, onde viveu toda sua infância e onde reside parte de seus familiares, com o propósito de ajudar nesta missão de cuidar da qualidade visual dos pacientes e de retribuir, através de serviços prestados.

“Nova Andradina deu muito a nossa família nesses anos todos. O que fazemos agora é retribuir”, diz Mayumi. “É isso que nos motiva”.

Foto: William Gomes

O secretário Arion Aislan agradeceu a toda equipe de oftalmologistas pela disposição de percorrer quase 600 quilômetros para oferecer uma maior qualidade de vida às pessoas com algum tipo de problema visual.

“Estamos priorizando o atendimento àqueles que estão na fila de espera há mais tempo e os casos mais urgentes. O encaminhamento é feito pelas unidades de saúde, que se reportam a Secretaria Municipal de Saúde para providenciar o agendamento dos pacientes”, explicou.

Acompanhando de perto o andamento do programa, Gilberto Garcia relembrou as dificuldades que teve para colocar em prática esta ação idealizada há mais de um ano.

“Foi uma luta muito grande conseguir trazer profissionais qualificados para atender nossa população. A demanda nesta especialidade médica é grande e, do jeito que estava, nem em 5 anos, o município atenderia a todos que necessitam. É nessas horas que fico feliz de estar prefeito, conseguimos ajudar tantas pessoas, dar uma chance para que tenham um novo olhar sobre as coisas, sobre a vida”, frisou o prefeito.

O Programa Novo Olhar irá realizar um total de 3800 procedimentos em um ano. Até o momento, 240 pacientes já passaram por atendimento e 10 cirurgias estão agendadas para o próximo mês.