Primeiras 5 cirurgias foram realizadas esta semana. Prefeito Gilberto foi até o Hospital Regional conversar com pacientes e equipe de oftalmologistas

João Cláudio

Lançado há pouco mais de 30 dias com a proposta de reduzir a demanda de consultas, exames e procedimentos oftalmológicos no município, o Programa “Novo Olhar” já atendeu 730 pessoas que aguardavam na fila de espera por atendimento nesta especialidade médica. As primeiras cinco cirurgias agendadas estão sendo realizadas nesta quinta e sexta-feira, dias 7 e 8 de março.

A ação é uma realização da Prefeitura de Nova Andradina em parceria com o Hospital Regional, com apoio da Câmara Municipal. A média é de 80 consultas por dia, sempre às quintas e sextas-feiras.

Para acompanhar de perto o andamento do programa, o prefeito Gilberto Garcia esteve no Hospital Regional nesta manhã (7). No local, conversou informalmente com os pacientes, direção da instituição hospitalar e equipe de profissionais envolvida diretamente neste trabalho.

A aposentada Luzia Domingos é uma das beneficiadas pelo programa. Ela contou ao prefeito que passou por cirurgia de catarata há 4 anos, mas ainda tem problemas para enxergar. “Minha vista estava raspando, embaraçada. Há mais de ano aguardava a consulta. Há 20 dias fui atendida pela médica. Me receitaram uma pomada e colírio, e hoje volto para o retorno. O atendimento é muito bom. Estou contente de resolver meu problema e de tantas outras pessoas que estão há muito tempo na espera”, agradeceu D. Luzia.

João Cláudio

Também acompanharam a visita, a primeira dama e vereadora Joana Darc Bono Garcia, o vice-prefeito Nenão, o secretário Arion Aislan, diretor geral do HR, Nelson Custódio da Silva e uma caravana composta por vereadores e secretários municipais.

Segundo Gilberto Garcia, a meta é realizar em um ano 3800 procedimentos oftalmológicos, entre consultas e cirurgias. “Estamos desafogando a fila de espera nesta especialidade, que é uma das maiores no município. É um investimento de meio milhão de reais na saúde da nossa população com recursos próprios do município, com apoio do poder legislativo. O atendimento 100% gratuito e garante mais saúde e qualidade de vida às pessoas”, informa o prefeito.

O programa vai avançar ainda mais nos próximos meses com a realização de cirurgias e demais procedimentos oftalmológicos.