Daiana de Oliveira Barrios é uma das gestantes que fazem o pré-natal e foi contemplada pelo projeto, idealizado pelo governo do Estado com apoio do município

Foto: João Cláudio

Lançado na última sexta-feira (04) em Nova Andradina, o projeto Bem Nascer já está em plena atividade na rede municipal de saúde.

A espera da sua primeira filha, a secretária Daiana de Oliveira Barrios é uma das gestantes que fazem o pré-natal na unidade de saúde do bairro São Vicente. A gravidez foi planejada e Maria Luiza está crescendo saudável no ventre de sua mãe.

“Eu estava com dificuldades de engravidar. Comecei o tratamento e depois de um mês e meio descobri a gravidez. Estou fazendo o acompanhamento na ESF São Vicente e, agora, tive a oportunidade de ser acolhida pelo projeto Bem Nascer. Espero que tudo transcorra com tranquilidade na hora do parto, porque ser mãe pra mim é um sonho, é receber o maior e melhor presente da minha vida. Eu e meu esposo estamos muito felizes”.

Foto: João Cláudio

O Bem Nascer é um programa da Secretaria Estadual de Saúde com o apoio e comprometimento do governo de Nova Andradina, cuja finalidade é evitar a morte de mulheres grávidas ou pós-parto (em especial, manter o acompanhamento diferenciado de gestantes de alto risco – obesas e hipertensão principalmente), bem como dos bebês recém-nascidos.

Foto: João Cláudio

A primeira-dama Joana Darc Bono Garcia, madrinha do projeto, e o prefeito Gilberto Garcia estiveram na ESF do São Vicente, onde foi instalado provisoriamente o ultrassom digital portátil, que dará suporte nos atendimentos às futuras mamães.

Joana conversou com Daiana e outras futuras mamães sobre o Bem Nascer e falou do seu desejo de fazer com que este projeto seja referência entre os 79 municípios do estado.

Foto: João Cláudio

“Espero contribuir grandemente com as mães, pois só quem é mãe sabe das preocupações e dificuldades enfrentadas antes e durante a gravidez. Ter acesso a este acompanhamento durante toda a gestação é imprescindível para a saúde do bebê e da mamãe. Nova Andradina agradece ao secretário Geraldo Resende e a todos pela brilhante iniciativa. Pode contar com nosso comprometimento e dedicação”, destacou Joana.

Foto: João Cláudio

Vale ressaltar que o projeto Bem Nascer é apenas uma das ações da rede municipal de saúde para garantir a saúde e o bem-estar das gestantes e mães. Durante a gestão, elas recebem orientações sobre maternidade, parto, direitos da mãe e da gestante, saúde bucal (da mãe e do bebê), primeiros socorros, amamentação e alimentação.

Nos próximos meses, a cidade receberá outros equipamentos e os profissionais de saúde envolvidos neste projeto passarão por capacitação e treinamentos especializados, com o intuito de melhorar a estruturação dos serviços de saúde que ofertam atendimentos às crianças e mulheres.