A imunização dos animais poderá ser realizada nos postos de vacinação das 7h30 às 16h30.

A Prefeitura de Nova Andradina através da Secretaria Municipal de Saúde realiza no próximo sábado, dia 29 de setembro, das 7h30 às 16h30, a vacinação de cães e gatos contra a raiva.

A campanha está sob a coordenação do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Os responsáveis devem levar seu pet de estimação nos postos de vacinação. Em Nova Andradina, estão disponíveis 10 locais, sendo a maioria escolas municipais e estaduais (veja a lista abaixo). No distrito de Nova Casa Verde, a imunização do seu animal pode ser feita na Escola Luiz Claudio Josué. E atenção: não esqueça de levar a carteira de vacinação.

Vale ressaltar que a única forma de prevenção da raiva é realizar a vacinação. Os animais devem ser imunizados ainda filhotes, após 4 meses de idade, por não ter seu sistema imunológico desenvolvido completamente. O reforço da vacina deve ser feito anualmente.

Mais sobre a raiva

É a mais conhecida doença caracterizada como uma zoonose (quando animais vertebrados ou mamíferos transmitem a doença para os seres humanos). Sua forma de transmissão é através da saliva dos animais contaminados, podendo ser transmitida por mordeduras e arranhões. Animais não mamíferos como peixes, lagartos, pássaros e cobras não transmitem a doença.

Entre os principais sintomas estão a agressividade, salivação excessiva, paralisia, anorexia e mudanças de comportamento, que podem fazer seu cãozinho deixar de ser alegre e festeiro, para ser triste e depressivo. O tratamento é basicamente profilático, ou seja, deve ser feito antes que uma mordida ou arranhadura por um animal contaminado ocorra.

Postos de vacinação em Nova Andradina

- ESCOLA FÁTIMA GAIOTTO

- ESCOLA ANTÔNIO JOAQUIM DE MOURA ANDRADE

- ESCOLA LUÍS SOARES ANDRADE (CENTRO EDUCACIONAL)

- ESCOLA BRINCANDO DE APRENDER (DURVAL ANDRADE FILHO)

- ESCOLA MARECHAL CÂNDIDO RONDON

- ESCOLA PADRE ANCHIETA

- IAGRO

- ESCOLA CAPILÉ DE CASTRO

- ESCOLA IRMAN RIBEIRO

- CENTRO DE ZOONOSES

Postos de vacinação em Nova Casa Verde

- ESCOLA LUÍS CLÁUDIO JOSUÉ.