Serviço vinculado à Secretaria Municipal de Saúde oferece suporte vital em situações de emergência

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, encerrou o ano de 2023 com um total de 1826 atendimentos, destacando-se como um suporte necessário em situações de urgência e emergência em Nova Andradina.

Ao longo do ano passado, o SAMU desempenhou um papel crucial, respondendo a chamados urgentes e prestando assistência qualificada à população. Os atendimentos foram diversificados, abrangendo casos clínicos, traumas, psiquiátricos, pediátricos, obstétricos e óbitos.

Os casos clínicos lideraram as solicitações atendidas, totalizando 1185, seguidos por casos de traumas com 387 atendimentos. Casos psiquiátricos, óbitos, pediátricos e obstétricos somaram 154, 35, 34 e 31, respectivamente. Todas essas demandas foram prontamente atendidas por meio do número de emergência 192.

O secretário de Saúde, Hernandes Ortiz, destaca a robustez e a qualificação da equipe do SAMU para lidar com as demandas variadas da população. "Mantemos um treinamento contínuo para garantir um serviço de qualidade aos usuários. Assim que a equipe recebe um chamado, imediatamente se desloca para o local da ocorrência, garantindo a prontidão e eficiência necessárias", afirma Ortiz.

Desde o início das atividades em 2013, o SAMU de Nova Andradina tem dedicado esforços para prestar atendimento de urgência e emergência com excelência, cobrindo 100% da população nova-andradinense e oferecendo um serviço gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, o município conta com duas unidades, uma na sede de Nova Andradina e outra no distrito de Nova Casa Verde, recentemente inaugurada.

É importante ressaltar que o número de emergência 192, funciona de maneira ininterrupta, garantindo assistência a qualquer momento. O SAMU conta com uma equipe que reúne enfermeiro, técnicos de enfermagem e motoristas socorristas, profissionais preparados para responder de forma rápida e eficaz a situações que exigem intervenções imediatas.