Por meio de vídeo, profissionais da equipe de saúde bucal da ESF Horto Florestal orientam os alunos da instituição sobre higiene oral

Visando estimular os bons hábitos de higiene bucal, contribuindo para a prevenção de doenças como a cárie dentária e doença periodontal, a rede municipal de saúde registrou a entrega de escovas e cremes dentais na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Nova Andradina.

A ação de promoção à saúde é realizada anualmente pelo município, através da Secretaria de Saúde. Anteriormente a pandemia, as equipes de dentistas e auxiliares se deslocavam até as escolas para realizar essa atividade educativa com orientação de higiene oral e a entrega de kits de escovação, de forma presencial.

Com as orientações de distanciamento social, a equipe de saúde bucal da ESF Horto Florestal, composta pelo odontólogo Tiago Duarte e a técnica Marilza, produziram um vídeo, que foi encaminhado junto com os kits de escovação. De forma bem didática, os profissionais ensinam sobre o uso adequado da escova e do creme dental, ressaltando a importância da higienização bucal e das visitas periódicas ao dentista.

Informações complementares

Conforme as diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal, um dos principais aspectos da educação em saúde bucal é fornecer instrumentos para fortalecer a autonomia dos usuários no controle do processo saúde - doença e na condução de seus hábitos.

Nas unidades escolares municipais, a saúde desenvolve um programa coletivo de educação e prevenção bucal, que deverá retornar assim que as aulas presenciais voltem à normalidade.