Com o surgimento de subvariantes da Omicron no país, a exemplo da BQ.1 e XBB, que segundo a Fiocruz apresentam maiores potenciais de contágio, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Andradina orienta a população pela adoção de cuidados, como o uso de máscara em ambientes com aglomeração de pessoas, especialmente ao adentrar em hospitais, clínicas médicas e unidades de saúde, além de reforçar os cuidados higiênicos.

Dentre esses cuidados, nenhum outro tem maior eficácia que estar atualizado com o calendário de vacinação contra a Covid. Em Nova Andradina, a campanha de vacinação acontece sempre de segunda à sexta-feira, com a oferta de imunizantes desde a 1ª à 4ª doses, às pessoas de idade a partir de 12 anos, nas unidades de saúde Central, Vila Beatriz, Irman Ribeiro e Morada do Sol; na parte da manhã das 7h30 às 10h; à tarde, das 13h às 15h.

Já a imunização das crianças de 6 meses a 11 anos, com 1ª e 2ª doses, e 3ª dose para a faixa de idade entre 5 a 11 anos, acontece nas terças-feiras, na ESF São Vicente, sendo na parte da manhã das 7h30 às 10h30; à tarde, das 13h às 15h.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, no surgimento de sintomas gripais, especialmente ao retorno das viagens de férias, o munícipe deverá procurar sua unidade básica de saúde para realização de testagem para a Covid-19.

Boletim Covid da semana epidemiológica, 10 a 17 de janeiro de 2022 - município de Nova Andradina.

A Vigilância Epidemiológica de Nova Andradina contabiliza 11 casos ativos, subtraindo os curados das novas notificações de casos da doença no município, considerando a semana epidemiológica de 10 a 17 de janeiro de 2023, sem registro de paciente internado.

Do começo da pandemia até hoje, a Vigilância Epidemiológica contabiliza 10.029 casos, dos quais, 9.897 curados e 121 óbitos.