A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Andradina está em alerta para os casos de tuberculose no município. Somente neste ano, 12 pessoas foram diagnosticadas com a doença, e dois óbitos registrados, o que reforça a necessidade de conscientizar a população sobre a importância da prevenção.
Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, as ações de conscientização e prevenção estão sendo reforçadas, com a realização de exames em pessoas sintomáticas para evitar complicações decorrentes de diagnósticos tardios.
As atividades incluem ainda a distribuição de materiais informativos, orientações nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), e durante as visitas domiciliares realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde. O objetivo principal é aumentar a detecção precoce da doença, que já se tornou a maior causadora de mortes infecciosas no mundo, superando até mesmo o HIV/AIDS.
Os sintomas da tuberculose incluem tosse persistente por mais de duas semanas, febre, suor noturno, perda de peso, cansaço e fadiga. A Secretaria de Saúde alerta que, diante desses sinais, é fundamental procurar uma unidade de saúde para a realização do exame de escarro, que tem resultado disponível em até sete dias.
Com tratamento disponível gratuitamente pelo SUS, a tuberculose, embora seja grave, tem cura. O diagnóstico e o início precoce do tratamento são fundamentais para reduzir a propagação e os índices de mortalidade da doença.
Matéria autorizada pela Justiça Eleitoral