Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Ação no bairro São Vicente envolveu mais de 60 pessoas, reforçando o compromisso com a saúde da comunidade nova-andradinense

Cb image default
Divulgação

Uma força-tarefa para o combate ao mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como dengue, zika e chikungunya foi desencadeada no último sábado (27) em Nova Andradina. A iniciativa culminou no recolhimento de uma quantidade expressiva de objetos propícios à acumulação de água, incluindo garrafas, sacos plásticos e pneus velhos, que frequentemente ficam expostos à chuva, criando condições ideais para a proliferação do mosquito.

Nesta semana, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou os resultados positivos do primeiro mutirão do ano, que se concentrou inicialmente no bairro São Vicente, mobilizando mais de 60 pessoas.

Cb image default
Divulgação

A equipe, composta por Agentes de Endemias, Comunitários de Saúde, Agentes de Controle da dengue, servidores das secretarias de Cidadania e Assistência Social (SEMCIAS) e de Serviços Públicos (SEMUSP), além do Corpo de Bombeiros, percorreu uma extensa área que abrangeu 30 quarteirões. Durante a mobilização, foram vistoriados 1.200 imóveis e recolhidos um número expressivo de lixo.

A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social atuou em paralelo, oferecendo orientações sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e proporcionando diversos serviços de atendimento, além de atividades recreativas para as crianças.

Cb image default
Divulgação

Hernandes Ortiz, titular da Secretaria de Saúde, que participou ativamente da mobilização, enfatizou o compromisso da administração municipal com a saúde e bem-estar da população nova-andradinense. "Atendendo à determinação do prefeito Gilberto Garcia, que expressa preocupação com a proliferação do mosquito e o aumento de casos no município, organizamos esse mutirão no bairro São Vicente, uma iniciativa que será ampliada para abranger toda a cidade. A meta é mobilizar os moradores e conscientizá-los sobre a importância da participação coletiva no combate ao mosquito”, afirmou.

O Secretário ressaltou que periodicamente Agentes de Saúde e de Endemias fazem um trabalho de conscientização casa a casa, mostrando que não é só responsabilidade da Prefeitura, mas de todos. A ação se estenderá pelos demais bairros conforme cronograma da Secretaria de Saúde.