Na data em que se celebra o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em memória às vítimas de acidentes e doenças no Trabalho, a Secretaria Municipal de Saúde, através de sua Coordenadoria de Saúde do Trabalhador, encerra o "Abril Verde", dedicado à conscientização do tema, realizou na noite desta sexta-feira (28), realizou palestra sobre prevenção a acidentes de trabalho com material biológico.
Ministrada pelo Dr. Albino Cassel, médico clínico, cirurgião geral e vascular, emergencista atuante nos Hospitais Regional e Cassems, a palestra foi aberta pela coordenadora da Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde, Izaura Machado da Macena e pelo secretário Hernandes Ortiz. A plataforma de honra também contou com a presença da técnica de segurança do trabalho, Gleice Corneto, que atua no suporte à Coordenação.
A coordenadora da Saúde do Trabalhador, agradeceu a colaboração gratuita do palestrante, destacando sua qualificação e experiência. "Dr. Albino, que atualmente atua nos hospitais de Nova Andradina, já serviu o município trabalhando no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), na abordagem às pessoas expostas a infecções sexualmente transmissíveis, como as hepatites, muitas das vezes provocadas por acidentes biológicos. Agradeço seu apoio e contribuição nesta palestra", salientou Izaura.
Por sua vez, o secretário municipal de Saúde Hernandes Ortiz saudou os presentes e falou sobre sua preocupação para com a atualização de equipamentos de proteção nos ambientes de trabalho, em especial na saúde, onde acontece a maioria dos acidentes biológicos, no intuito de previnir a ocorrência dos mesmos.
"O maior patrimônio de uma empresa ou de um órgão do poder público é o seu colaborador e a atenção à sua saúde e segurança é nossa responsabilidade. Cabe a nós, que aqui estamos, levarmos às nossas empresas, especialmente clínicas e hospitais, as informações dadas na palestra do Dr. Albino", disse Hernandes Ortiz.
Em sua palestra, Cassel destacou que a exposição do trabalhador ao risco biológico, acontece com maior frequência nos ambientes hospitalares, especialmente no manejo de materiais perfurocortantes, que causam ferimentos percutâneos, com capacidade de atravessar a pele.
"O profissional de saúde, do médico ao trabalhador da limpeza, tem de triplicar o cuidado no ambiente de trabalho, principalmente em ambientes hospitalares, desde a higienização ao uso de máscara, luva e óculos, mantendo em dia a vacinação contra a hepatite B", expressou o palestrante.
Albino Cassel explicou que os profissionais que trabalham no setor de limpeza e esterilização são os mais expostos a contaminação, pois trabalham com a destinação de lixo hospitalar perfurocortantes, e salientou sobre a importância da notificação dos acidentes.
A esterilização e o manuseio de utensílios utilizados em estúdios de tatuagem, clínicas estéticas e salões de beleza, também são preocupação da Coordenadoria de Saúde do Trabalhador. Em caso de acidentes que envolvam profissionais ou clientes, a coordenação orienta o usuário a procurar o mais rápido possível, a unidade de Saúde de seu bairro.