O que fazer com os medicamentos que já passaram do prazo da validade ou aqueles que estão em casa e já não são mais usados? Pensando em dar o destino correto para eles, a Prefeitura de Nova Andradina disponibiliza um display para coleta de medicamentos vencidos ou fora de uso no interior da Farmácia Básica Municipal.
A ideia é conscientizar a população de que medicamentos não são como o lixo comum e devem ser descartados de forma específica. Nas palavras do secretário Sérgio Maximiano, o acúmulo de medicamento nas residências são consequências de uma cultura de automedicação e da facilidade na aquisição desses produtos.
“É comum termos em nossas casas medicamentos “emergenciais” como antigripais, analgésicos, vendidos sem receita, mas também encontramos sobras de alguns tratamentos que provavelmente não serão mais utilizados, mas que ficam guardados até a expiração da data de validade”, afirma. E complementa: “os medicamentos são químicos e, quando descartados indevidamente, geram danos à saúde pública e ao meio ambiente, além do risco de serem ingeridos por crianças”, declarou o gestor da saúde.
A população deve verificar a data de vencimento dos medicamentos e separar os remédios que já não são utilizados. Em seguida, colocá-los em uma sacola e entregar no posto de coleta da Farmácia Municipal. Podem ser descartados comprimidos, remédios líquidos, ampolas, pastas, cremes, entre outros medicamentos.
Todo o material arrecadado será recolhido pela BIO ACCESS, empresa responsável pela coleta, transporte e destinação de resíduos de farmácias, hospitais e laboratórios.