Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Capacitação ministrada por médico patologista e citopatologista contou com a presença de profissionais de saúde da rede municipal

Na tarde desta sexta-feira (14), o auditório Felipe Marino Palagano sediou a capacitação de 15 enfermeiros da rede municipal de saúde para a coleta de papanicolau, mais conhecido como exame preventivo, além de instruir os profissionais a realizarem a leitura e avaliação dos resultados obtidos no exame.

Cb image default
Divulgação

Há mais de 15 anos prestando serviços para Nova Andradina por meio da clínica Costa Rosa, o Dr. Joaquim Costa Rosa, médico patologista e citopatologista, realizou a capacitação para enfermeiros das ESFs do município. Joaquim Rosa ainda explica que o curso teve o objetivo de qualificar a oferta do atendimento às mulheres da cidade.

O especialista ressaltou a importância da qualificação: “No Mato Grosso do Sul, temos apenas 04 municípios que possuem especialistas na área. Há mais de 15 anos, a Clínica Costa Rosa presta serviços para Nova Andradina, examinando peças de cirurgias, biópsias e os exames preventivos enviados. A capacitação é necessária para instruir os profissionais a encaminharem os materiais de maneira correta e segura, garantindo um resultado preciso nos exames”, explica Joaquim.

Cb image default
Divulgação

Segundo o palestrante, o trâmite para se obter o resultado final é complexo, impelido de diversas etapas: “Dependemos da coleta do material de maneira correta, da chegada deste material em perfeito estado de preservação ao laboratório, do processo dentro do laboratório para a análise, juntamente com o citopatologista, do retorno do resultado para a paciente e a interpretação do mesmo, realizado por profissionais de saúde capacitados”, disse.

A secretaria de saúde disponibiliza o exame preventivo em todas as unidades de Estratégia Saúde da Família, sendo necessário apenas o agendamento pela paciente interessada. Ademais, o exame preventivo deve ser feito anualmente, principalmente em mulheres com idade superior a 25 anos, sendo possível realizá-lo antes, se necessário.