Em uma demonstração de cooperação e compromisso com a comunidade, a Secretaria Municipal de Saúde e o Estabelecimento Penal Masculino de Nova Andradina celebraram uma nova parceria que trará benefícios para o sistema de saúde e os detentos. O foco desse novo projeto conjunto é a confecção de lençóis para os leitos do Hospital Regional, trabalho que será realizado pelos próprios detentos.
A celebração da nova parceria ocorreu nesta terça-feira (7), durante uma reunião entre o secretário de Saúde, Hernandes Ortiz, e o diretor da unidade penal de Nova Andradina, Rogério Capote. Da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), participaram a diretora de Assistência Penitenciária (DAP), Maria de Lourdes Delgado Alves; a chefe da Divisão de Promoção Social, Marines Conti Providel Savoia; a chefe da Divisão de Saúde, Rita Luciana Domingues da Silva; a nutricionista da Divisão de Saúde, Liliana Moreira Valceque e a policial Penal da DAP, Maridiane Coutinho Echevarria, que fortaleceram a iniciativa que visa a ressocialização dos custodiados por meio da ocupação laboral.
O secretário Hernandes Ortiz enfatizou que a iniciativa vai além da produção de lençóis, pois representa uma oportunidade de ressocialização para os detentos. “Errar é humano, porém todos têm o direito de se redimir e fazer melhor em suas vidas. Essa parceria é um exemplo de como a solidariedade, a colaboração e a empatia podem transformar vidas e criar um impacto positivo na comunidade de Nova Andradina”, ressaltou.
Além de oferecer uma chance de aprendizado e desenvolvimento de habilidades produtivas, o trabalho realizado pelos detentos resulta em remição de um dia na pena a cada três dias de trabalho, de acordo com o que estabelece a Lei de Execução Penal (LEP). Isso incentiva a participação ativa dos detentos no projeto, ao mesmo tempo em que os preparam para uma eventual reintegração à sociedade após o cumprimento de suas penas.
PINTANDO A LIBERDADE - Na ocasião, discutiu-se um novo convênio que está previsto para ser firmado em dezembro. Denominado “Pintando a Liberdade”, o projeto envolverá a Prefeitura de Nova Andradina, Agepen e empresas locais, com o objetivo de criar oportunidades de emprego para detentos. Uma parceria que visa a reintegração à sociedade, proporcionando-lhes a chance de construir um futuro melhor.
“Esse projeto resultará na utilização da mão-de-obra dos detentos para a execução de limpeza e paisagismo nos canteiros centrais, reforma de escolas e demais áreas públicas do município, como também nas empresas privadas”, explicou Ortiz.