João Cláudio

A técnica de enfermagem, Neide Fraga Oliveira de Souza, de 53 anos de idade, foi a primeira moradora de Nova Andradina a receber a vacina contra o novo coronavírus. Trabalhando na linha de frente no enfrentamento a pandemia, Neide atua há 19 anos no Esf Centro Educacional.

Minutos antes de ser imunizada, Neide falou deste momento histórico na sua vida e na história do município. “Sou muito grata por terem me escolhido, pois sou uma das funcionárias mais antigas na área da enfermagem. Estou um pouco com medo, meio ansiosa, mas confiante no sucesso da vacinação em todo país. Que seja um passo decisivo na cura desta doença, que já fez milhares de vítimas”, disse esperançosa a profissional.

William Gomes

As primeiras doses da vacina Coronavac chegaram a Nova Andradina nesta terça-feira (18) e, cerca de 40 minutos depois já estavam sendo distribuídas nas unidades de saúde (ESFs).

Neste primeiro lote, o município recebeu 918 doses da vacina. Segundo estimativa da Secretaria Municipal de Saúde, apenas 37% dos profissionais da saúde da linha de frente de combate à Covid-19 e os idosos residente no asilo serão contemplados. Novos lotes devem chegar dentro de 2 a 3 semanas, segundo a previsão da SES/MS.

O transporte de Campo Grande a Nova Andradina foi feito em um ônibus da Polícia Militar do Estado, sob a escolta de viaturas da Força Tática e Policia Militar (8º Batalhão). Já na entrada do município, dois veículos da Secretaria Municipal de Saúde recepcionaram as forças de segurança e os conduziram, em comboio, até o Centro de Especialidades Odontológicas, onde as vacinas serão armazenadas na rede de frios do Programa de Imunização do município.

João Cláudio

Acompanhado do secretário Sérgio Maximiano, o prefeito Gilberto Garcia fez questão de acompanhar pessoalmente a chegada do imunizante a este local.

“A expectativa é grande em torno do início da vacinação. Toda população está ansiosa por este momento. Vamos seguir à risca os critérios do Programa Nacional de Imunizações. É apenas o início de um processo, mais doses devem chegar nas próximas semanas”, informou.

Em seguida, Gilberto fez um pedido aos cidadãos: “Mantenha os cuidados e hábitos de proteção como uso da máscara, lavar as mãos, cuidado com as aglomerações”, declarou o prefeito, agradecendo o apoio dos militares envolvidos nesta operação e profissionais da saúde do município.

A eficácia geral da vacina CoronaVac é de 50,38%, com 78% de prevenção para casos leves de coronavírus e 100% para casos moderados e graves da doença. As doses são destinadas apenas a pessoas maiores de 18 anos.